A maioria dos computadores possui apenas discos rígidos instalados em suas unidades de CPU. Quando o disco rígido quebra ou você precisa adicionar mais espaço de armazenamento, a única solução é abrir o gabinete da CPU para substituir ou adicionar um novo disco. Se você não tiver conhecimento técnico, precisará da ajuda de um técnico de informática para consertar o disco rígido. Com o avanço da tecnologia, um disco rígido USB amigável e fácil de usar agora é uma opção.
A unidade de disco rígido USB baseada em EIDE padrão:
É um disco rígido em um gabinete externo.
Pode ser facilmente conectado a um computador através de uma porta USB ou uma porta Firewire.
Tem capacidade para armazenar até 2 TB e está disponível nos tamanhos 2 TB, 1 TB, 750 GB, 500 GB, 320 GB e 250 GB.
Unidade de disco rígido dentro
Com o lançamento das conexões USB 2.0, você não precisa mais comprar conexões Firewire adicionais que costumavam ser o método mais rápido para transferir dados de um periférico para outro. Para economizar mais nos custos, você pode até fazer seu próprio disco rígido externo USB comprando um gabinete para um disco rígido externo e instalando você mesmo um novo disco rígido dentro do gabinete.
Para instalar e conectar um novo disco rígido USB:
Verifique se o disco rígido está pronto para unidade para conectar e iniciar. Os modelos Western Digital e Lacie USB possuem esse recurso.
Se a unidade USB não estiver pronta para o plug-in, você deverá primeiro particionar a unidade. O particionamento é recomendado especialmente para unidades grandes. O particionamento divide o disco rígido em partes menores e atribui letras de unidade como E, F, G e assim por diante como rótulos de referência. Isso torna mais fácil classificar, organizar e localizar um arquivo.
Após o particionamento e a conclusão da configuração, verifique se o disco rígido USB é visto como uma unidade ou unidades adicionadas à lista de computadores.
Agora você pode salvar, organizar, acessar dados e abrir arquivos.
Disco rígido USB
Um disco rígido USB também pode ser usado como:
Dispositivo de backup. Discos rígidos USB tem utilitários que permitem aos usuários de backup de qualquer computador disco rígido interno para um disco rígido externo USB. Você pode usar uma partição no disco rígido USB adicionado para fazer backup de arquivos importantes ou conteúdo das pastas Meus Documentos para uso posterior no caso de falha do disco rígido interno do computador. Se estiver usando um disco rígido externo USB para backups com Linux, você pode clicar no hiperlink que contém um artigo detalhado que descreve como configurar seu disco rígido externo USB para um PC desktop com Linux.
Dispositivo de transporte de dados. Os discos rígidos USB podem ser facilmente desconectados e conectados a um computador para transferir grandes dados como arquivos de fotos e vídeos. Existem discos rígidos ainda menores, portáteis o suficiente para caber em uma câmera de vídeo digital e, posteriormente, serem conectados a um computador e usados para editar vídeos sem fazer download.
Dispositivo de armazenamento de rede. O espaço de armazenamento em seu disco rígido USB pode ser compartilhado se o seu USB estiver conectado a um sistema de computador conectado a uma rede. A unidade anexada pode ser compartilhada com outros computadores como um servidor de arquivos.
Uma conexão de disco rígido USB 2.0 fornece transferência de dados rápida e segura. Comece a conectar seu disco rígido USB para salvar ou fazer backup de arquivos, fotos, música e vídeo, sem a necessidade de carregar um CD ou software.