O software antivírus custa dez centavos hoje em dia. Parece que todo mundo tem computador e, como muita gente está online, há um grande mercado a ser conquistado. As pessoas precisam proteger seus computadores de scripts maliciosos, malware, spyware e vírus para que fabricantes e empresas tentem se superar tentando oferecer os melhores produtos aos consumidores. Devido a esse ambiente de competição no mercado, o usuário deve, então, estar mais atento aos diversos produtos que estão à venda. Quanto mais a pessoa estiver ciente, mais fácil será tomar as melhores decisões possíveis sobre quais produtos deixar entrar em seu computador.
Vale a pena comprar
Ler as resenhas seria uma boa maneira de descobrir quais programas são bons para o seu computador. As resenhas de software são iguais às escritas para álbuns de música e filmes. Dá ao leitor uma ideia geral do que o produto trata, permitindo que a pessoa tenha uma experiência quase pessoal com o produto através das mãos e dos olhos do testador e redator original. Muitas pessoas usam as análises para decidir se vale a pena assistir a um filme ou se vale a pena comprar um livro, e a tendência de análises de software também está indo na mesma direção.
A maioria das revistas de informática ou outras publicações que apresentam software têm seções dedicadas à segurança online. Essas publicações geralmente obtêm amostras grátis de cada produto para experimentar por si mesmas. Seus redatores geralmente avaliam os produtos e dão a palavra final aos leitores se um produto vale ou não a pena ser comprado. Você provavelmente pode ver esses artigos no site da revista se não conseguir encontrar uma cópia física da revista.
Existem também muitos sites de tecnologia e relacionados a computadores que analisam produtos de segurança online. Eles provavelmente teriam seções sobre software antivírus. A vantagem de ter um site confiável como fonte de revisão é que haverá um formulário de comentários na maioria das vezes. Você veria então como o usuário médio (presumivelmente as pessoas que deixam comentários), reagiu à veracidade das informações fornecidas pelo autor.
Existem também fóruns online dedicados ao tema. Você pode navegar facilmente pelos tópicos e ver quais programas obtêm aprovação ou reprovação dos membros do fórum. Esses tópicos podem não parecer um artigo bem escrito; mas, coletivamente, eles representam uma fatia do bolo do mercado, da mesma forma que uma pesquisa faria.
Existem também blogs de tecnologia escritos por indivíduos e grupos que optam por fazer da tecnologia sua especialidade. Isso torna a experiência muito pessoal, pois quase sempre você pode conversar com a pessoa que escreveu o artigo. Se você tiver perguntas de acompanhamento, pode sempre perguntar a ele ou ela diretamente por e-mail. Você também pode ver o quão verdadeiro ele ou ela é quanto à forma como as perguntas são respondidas.
Não confie em tudo o que você vê online. Pelo que você sabe, pode muito bem ser apenas um giro. Seja muito observador e sempre cruze as referências de tudo.