Como monitorar os preços das ações no Microsoft Excel?
Kyara Rodrigues de Batista
• 3 min de leitura
O Microsoft Excel possui um recurso que pode usar sites como fontes de dados. As informações do site podem ser visualizadas diretamente na planilha. Essa técnica pode ser usada para monitorar os preços das ações dentro do aplicativo, fornecendo um registro preciso que você pode consultar e atualizar com frequência. Você deve ter uma conexão com a Internet para este trabalho.
Abra um novo arquivo do Excel. Inicie o programa e prepare uma planilha digitando os títulos e rótulos apropriados. Por exemplo, você pode designar seções de linhas e colunas para os dados de ações de uma determinada empresa e, em seguida, dividir isso ainda mais com rótulos como 'Data', 'Pontos', 'Intervalo', etc. Como você formata a aparência da planilha depende inteiramente de sua preferencia. O objetivo é simplesmente tornar as coisas mais fáceis de encontrar e consultar.
Obtenha dados online. Selecione uma célula em sua planilha preparada onde deseja que os preços das ações e outros dados sejam exibidos. Expanda o menu Dados e escolha Importar dados externos. Esta opção é encontrada perto do final da lista. Na lista de submenus que aparecerá, escolha a opção New Web Query. Essa função essencialmente permitirá que você vincule um determinado site da Web como uma fonte de dados para seu arquivo Excel. Na caixa de diálogo que aparecerá, digite um URL no campo de entrada Endereço. Naturalmente, você gostaria de um site que já monitore os preços das ações, como o Yahoo! Finanças, digite "http://finance.yahoo.com" se quiser este site como seus dados online fonte. Você verá a janela principal da caixa de diálogo ser atualizada e exibir esse site específico. Esta caixa de diálogo atua como um navegador, o que significa que os links e campos de entrada no site exibido funcionarão e navegarão da mesma forma que no Internet Explorer.
Escolha quais dados incluir. Sites como o Yahoo! Finanças geralmente fornecem uma função de pesquisa para localizar informações sobre preços de ações de empresas específicas. No campo de entrada "Obter Cotações", digite o símbolo das ações de uma empresa e clique no botão. Novamente, a janela principal será atualizada e exibirá a página da Web apropriada para a empresa que você pesquisou. Você notará que algumas seções da página da web estão marcadas com setas em caixas amarelas. Estas são as seções que podem ser vinculadas e exibidas em sua planilha do Excel. Clique na seta de uma seção específica. O símbolo se transformará em uma caixa verde com uma marca de seleção, o que significa que foi selecionado e está pronto para ser importado para o Excel.
Importe os dados. No Yahoo! Finanças, a seção óbvia a ser escolhida seria 'Última Troca'. Clique no botão Importar na parte inferior da caixa de diálogo, verifique se a célula certa na planilha está selecionada e clique em OK. As informações sobre o preço das ações agora devem ser exibidas na planilha. Você pode repetir esse processo a partir da Etapa 2 para adicionar outras informações sobre ações ou obter preços de ações de outras empresas até preencher a planilha com os dados relevantes. Não se esqueça de salvar o arquivo Excel.
Atualize as informações. Abra o arquivo do Excel sempre que desejar atualizar os preços das ações. Selecione a célula apropriada, clique com o botão direito nela e escolha Atualizar dados no menu de contexto que aparecerá. O Excel se vinculará à fonte de dados do site e refletirá as atualizações na planilha.
Você pode aprimorar sua planilha de preços de ações exibindo-a como um gráfico. É mais fácil avaliar tendências por meio da representação visual de gráficos.