Se o seu computador usa um disco rígido com um disco giratório (como cerca de 99% dos computadores), seus dados provavelmente estarão espalhados por todos os discos. Os discos rígidos funcionam com um índice ou índice, onde cada parte específica de um arquivo está fisicamente localizada. Quando um arquivo precisa ser acessado, o cabeçote do disco rígido se move para esses blocos de espaço físico no disco rígido para ler ou gravar informações.
A menos que você use um dispositivo de estado sólido para armazenamento (como uma unidade flash ou um SSD verdadeiro, que vem com alguns computadores portáteis caros), os dados extremamente fragmentados causarão lentidão no acesso às informações. Em computadores que executam o Windows, a desfragmentação geralmente é uma tarefa óbvia, pois o Windows geralmente agenda a desfragmentação em intervalos regulares. Com o Linux se tornando uma escolha popular para computadores hoje em dia (especialmente netbooks, laptops e PCs em ambientes educacionais), mais e mais usuários estão tentando aprender como fazer as coisas no Linux.
Alguns usuários novos (e antigos) do Linux podem estar se perguntando como desfragmentar seus discos rígidos. A resposta usual que os especialistas darão é que você não precisa necessariamente desfragmentar o disco rígido quando está executando o Linux. Isso ocorre porque o Linux, bem como outros sistemas operacionais baseados em UNIX, como o Mac OS X, organizam as informações de maneira mais eficiente com seus sistemas de arquivos Journalized (EXT2, EXT3 ou HFS). Os usuários que executam o Windows, por sua vez, não costumam ter problemas de desempenho até que a fragmentação de seus discos rígidos alcance cerca de 20%. Este é um cenário raro, mesmo no Windows. E no Linux, o nível de fragmentação costuma ser inferior a 1% para usuários normais.
Ainda assim, a desfragmentação regular pode ser uma solução se você sentir que o desempenho do computador está diminuindo acentuadamente. Aqui estão algumas maneiras de desfragmentar usando o Linux.
Desfragmentar do Windows
Você pode baixar ferramentas que permitem desfragmentar um sistema de arquivos Linux no Windows. Isso pode ser particularmente útil se você estiver inicializando duas vezes o Windows e o Linux. Procure o driver " EX2 File System for Windows". Isso permite acessar os sistemas de arquivos EXT2 e EXT3 diretamente do Windows. O driver também permite que você desfragmente o sistema de arquivos diretamente do Windows.
Desfragmentar do Linux
Existem várias maneiras de instalar aplicativos no Linux, dependendo do tipo ou distribuição do Linux que você usa. O mais popular hoje em dia, porém, é o Ubuntu, que é um fork da distribuição Debian. Portanto, isso usará o método APT de instalação de aplicativos direto de repositórios online.
Você precisará instalar o aplicativo chamado "desfragmentação". Abra uma janela de console e digite esses comandos.
Sudo apt-get update
Então:
Sudo apt-get install defrag
"Sudo apt-get update" irá atualizar a lista de repositórios do seu sistema, para se certificar de que eles estão atualizados.
"Sudo apt-get install defrag" baixará o aplicativo de desfragmentação do melhor repositório. Lembre-se de que os comandos "sudo" significam que você está executando o aplicativo como um superusuário ou administrador. Você será solicitado a inserir sua senha de administrador se o seu computador estiver configurado com uma. Para aprender as opções de linha de comando do programa de desfragmentação, digite o seguinte comando.
Homem desfragmentar
Isso lhe dará opções de linha de comando e outras informações sobre a desfragmentação do sistema de arquivos Linux.