Como encontrar software para solução de problemas na Internet?
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 3 min de leitura
Os sistemas operacionais vêm com seu próprio conjunto de pequenas ferramentas de aplicativo que ajudam os usuários a descobrir quaisquer problemas do computador. Essas ferramentas podem fazer a varredura de discos rígidos locais, gerenciar dispositivos e suas propriedades, redefinir as configurações do sistema, verificar as conexões de rede e basicamente ajustar vários aspectos que afetam a operação. É claro que pode acontecer que essas ferramentas integradas não sejam suficientes para solucionar um problema específico. Em tais casos, os usuários podem recorrer ao uso de software de solução de problemas de terceiros. A Internet é a fonte mais rica e facilmente acessível dessas ferramentas de terceiros.
Problemas de computador
A maioria dos usuários sabe o suficiente para não baixar o primeiro software de solução de problemas que encontra na web, mas esse é um ponto tão importante que vale a pena reiterar. Não há garantias sólidas com software de terceiros (por falar nisso, você também nunca pode ter certeza absoluta com as ferramentas integradas). Essas ferramentas são projetadas e desenvolvidas por indivíduos ou grupos. Alguns deles ganham a vida; outros fazem isso como um hobby. Como acontece com qualquer coisa relacionada a software, a compatibilidade é quase sempre o principal problema. Muito do aborrecimento potencial pode ser evitado com um pouco de pesquisa prudente. Existem muitos sites, como fóruns, que focam a discussão sobre problemas e reparos do computador. A maioria deles agrupa-se em torno de sistemas operacionais específicos - Windows, Linux, Mac OS, etc. Ler através deles ou mesmo participar ativamente pode ser muito informativo. Você pode obter facilmente análises e recomendações sobre qual software de solução de problemas é o melhor para qual problema em qual sistema. Depois disso, você pode se educar ainda mais lendo qualquer documentação disponível sobre o software. Normalmente, você pode encontrar esses manuais nas páginas iniciais, mas lembre-se de que nem todos os desenvolvedores são meticulosos o suficiente para fornecer documentação útil para o usuário sobre suas criações.
Ao tentar consertar problemas do computador por conta própria, você necessariamente fará algumas suposições iniciais. Dependendo de quão proficiente ou familiar você é com seu sistema, essas suposições podem levá-lo mais perto de uma solução ou fazer exatamente o oposto. É por isso que a primeira etapa da solução de problemas é sempre o diagnóstico. A maioria das ferramentas integradas e de terceiros são de natureza diagnóstica. Eles avaliam uma determinada propriedade e relatam informações. Obviamente, é necessário primeiro descobrir qual é o problema antes de decidir qual ferramenta usar, e o software de diagnóstico é a chave para ajudá-lo a isolar o problema. Você não precisa de um editor de registro do sistema se o problema estiver em alguns setores defeituosos do seu disco rígido. Mas, para saber disso, primeiro você precisa aplicar uma ferramenta de varredura de disco.
Uma quantidade significativa de problemas de computador, na verdade, provém de vírus e malware. Os programas antivírus e antimalware também podem ser considerados softwares de solução de problemas. Esses aplicativos são mais fáceis de usar, pois uma vez instalados, eles ficam por padrão no modo de espera, verificando regularmente o sistema em busca de irregularidades. Eles fornecem funções de diagnóstico e reparo, mas para ser eficaz, seu banco de dados precisa ser atualizado de forma consistente.