Como usar os atalhos de computador do teclado rápido?
Pablo Maldonado Jr.
• 5 min de leitura
Antes do advento da interface gráfica do usuário (GUI) e do mouse, a maioria dos computadores pessoais usava interfaces baseadas em texto e, portanto, dependiam de comandos e atalhos do teclado. Eles foram especialmente úteis ao navegar por documentos ou ao executar comandos como copiar, colar, salvar e abrir e assim por diante. Hoje, os atalhos de teclado ainda são úteis devido à velocidade e acessibilidade que oferecem ao usuário.
Os atalhos de teclado do computador são especialmente úteis para digitadores e pessoas que costumam trabalhar com a movimentação de grandes quantidades de texto e outros dados textuais. Isso ocorre porque não é necessário mover as mãos de e para o mouse apenas para apontar e clicar. Pessoas como programadores, escritores e pessoas que trabalham com planilhas são as que mais apreciam os atalhos de teclado.
Teclados baseados em PC com Windows
Os atalhos de teclado geralmente requerem uma combinação de teclas modificadoras e letras ou números para ativar a função pretendida. Essas teclas modificadoras incluem os botões CTRL, ALT e SHIFT, que geralmente são encontrados nos lados esquerdo e direito do teclado. Os atalhos de teclado geralmente variam entre os principais sistemas operacionais, como Windows, Mac OS X e Linux, mas eles compartilham algumas semelhanças. Uma diferença notável é que o OS X geralmente substitui a tecla CMD ou "Apple" para certos modificadores. Os teclados Apple também possuem uma tecla adicional chamada tecla OPÇÃO. Na maioria dos teclados baseados em PC com Windows, uma tecla "Windows" ou WIN também pode estar presente, às vezes chamada de tecla "Super" ou "Home" no Linux.
Troca de aplicativo
O atalho de teclado mais útil do computador seria ALT-Tab, que é usado para alternar entre o Windows. Nos sistemas operacionais Windows, o CMD-Tab percorre todas as janelas abertas. No Mac, isso percorreria todos os aplicativos abertos.
Incluir guias
CTRL-Tab, enquanto isso, circula nas janelas e guias abertas para um determinado aplicativo. Por exemplo, isso pode incluir guias em um navegador da web ou documentos abertos no Microsoft Word ou Excel. No Mac, CTRL-Tab percorre as janelas abertas de um aplicativo.
Para reverter o ciclo, pode-se usar a tecla SHIFT junto com essas combinações. Portanto, para voltar ao aplicativo anterior, pode-se pressionar ALT-SHIFT-Tab em vez de ALT-Tab.
Trabalhando com texto
Um conjunto especialmente útil de atalhos de teclado ao trabalhar com texto ou dados são os comandos Copiar, Recortar e Colar. Primeiro, é necessário selecionar um bloco ou linha de texto mantendo pressionada a tecla SHIFT e usando as teclas de seta para selecionar o texto (o que também pode ser feito arrastando o cursor com o mouse). Uma vez que o texto foi selecionado, o seguinte pode ser feito. CTRL-C copia o texto para a área de transferência para uso futuro. CTRL-X corta o texto, o que significa que ele é copiado para a área de transferência e subsequentemente excluído de sua localização atual.
Posição atual do cursor
Depois de escolher um novo local para soltar as linhas ou blocos de texto, você pode pressionar CTRL-V para colar o texto na posição atual do cursor. Se o texto foi copiado, isso resultará em uma duplicata. Se o texto foi cortado, isso basicamente moverá o texto de um lugar para outro.
Em um computador Mac, copiar, recortar e colar são feitos usando CMD-C, CMD-X e CMD-V, respectivamente. No entanto, isso pode variar entre os aplicativos, pois algumas instâncias exigem o uso de CTRL, como ao usar uma sessão de Terminal.
Os mesmos atalhos de teclado funcionam ao lidar com dados. Pode-se copiar ou mover arquivos usando o mesmo método. Os arquivos são selecionados primeiro mantendo pressionada a tecla CTRL e clicando em cada um dos arquivos desejados, ou usando a tecla SHIFT para destacar os arquivos em sucessão. CTRL-C irá copiar os arquivos para a área de transferência. CTRL-X cortará os arquivos. CTRL-V então cola os arquivos em um novo local. Em um Mac, pode-se usar CMD em vez de CTRL.
Outros comandos
Comandos populares incluem
Outros comandos populares incluem o seguinte. Isso pode incluir o uso da tecla Escape, tecla Windows
CTRL-S para salvar um arquivo
CTRL-SHIFT-S para salvar um arquivo usando um nome de arquivo diferente
CTRL-P para imprimir um documento
CTRL-W para fechar uma janela ou guia do navegador
CMD-SHIFT-4 para selecionar uma área na tela para captura de tela (no Mac)
Os comandos geralmente são compartilhados entre os sistemas Windows e Linux. Enquanto isso, no Mac, os equivalentes podem ser encontrados apenas alterando o modificador. Afinal, os atalhos de teclado têm o objetivo de tornar a computação mais rápida e fácil. O uso de atalhos resulta em movimentos de mão menos tediosos e pode, portanto, minimizar lesões por esforço repetitivo ocasionadas por ter que afastar a mão várias vezes durante o trabalho em documentos e arquivos.