Você já se perguntou por que seu computador está lento? Uma das possíveis razões para isso pode ser porque você tem muitos setores defeituosos. Os setores defeituosos não apenas tornam o computador lento, mas também impedem que você acesse alguns dos seus arquivos. Às vezes, pode até impedir que você obtenha acesso a todo o disco. Se você deseja que seu computador esteja em seu estado ideal, mantê-lo é crucial. Além de escanear seu computador em busca de vírus, também é sugerido que você escaneie seu disco para erros. No Windows, verificar se há erros no disco é realmente muito fácil. No entanto, pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do disco que você está verificando. Para fazer isso, basta seguir as etapas fornecidas abaixo.
Como verificar se há erros em seu computador:
Clique duas vezes em Meu computador e clique com o botão direito na unidade que deseja verificar em busca de erros. Por exemplo, se você deseja escanear a unidade C ou C: para erros, apenas clique com o botão direito no ícone correspondente a ela.
No menu suspenso, clique em Propriedades para abrir a janela Propriedades.
Na janela Propriedades, clique na guia Ferramentas.
A partir daí, procure o quadro de verificação de erros e clique no botão Verificar agora... para abrir a janela Verificar disco.
Em Opções de verificação de disco, selecione "Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente " e "Verificar e tentar recuperar setores defeituosos".
Clique no botão Iniciar e aguarde a conclusão da verificação do disco.
Você deverá ver a mensagem "Parabéns, você acabou de verificar se há erros no computador".
Interface gráfica do usuário
Se você acha que usar uma interface de linha de comando para verificar se há erros em seu computador é mais conveniente do que usar uma interface gráfica de usuário, veja como fazer isso:
No menu Iniciar, escolha o programa Executar.
Digite cmd no campo fornecido e clique no botão OK.
Uma nova janela com fundo preto aparecerá. Preto é a cor de fundo do cmd.exe por padrão. Digite chkdsk <space> [o nome da unidade que você deseja verificar]. Por exemplo, se você deseja verificar se há erros na unidade C ou C:, digite chkdsk C: na janela e pressione Enter.
Você também pode personalizar a maneira como deseja que o computador verifique o disco. Por exemplo, ao incluir o atributo / F em seu comando, o utilitário chkdsk não apenas examinará sua unidade em busca de erros, mas também corrigirá todos os erros que encontrar. Portanto, no caso de # 3, será assim: chkdsk C: / F. Para exibir a lista de atributos do comando chkdsk, basta digitar: help chkdsk.
Uma mensagem dizendo: "O Windows verificou o sistema de arquivos e não encontrou problemas" será exibida se nenhum erro for encontrado.
Verificar se há erros em seu computador é tão fácil quanto 1-2-3. É altamente recomendável que você faça isso uma ou duas vezes por mês para garantir que o computador esteja em suas melhores condições.