Como aumentar a velocidade da memória em um computador lento?
Amélia Garcia Neto
• 3 min de leitura
Se o sistema usar um sistema de travamento, deve-se tomar cuidado ao travar a memória do sistema no lugar.
A velocidade do computador é determinada por vários fatores diferentes. De um modo geral, a velocidade de funcionamento de um computador é baseada nos seguintes fatores: velocidade da placa-mãe, velocidade do RAM ou da memória e velocidade da memória do processador secundário. Os três fatores anteriores são os determinantes fundamentais da velocidade geral do sistema. Ao lidar com um sistema de computador lento, o método mais econômico e economizador de tempo para remediar a falta de desempenho seria aumentar a quantidade de memória.
Velocidade de memória existente
No entanto, antes de adicionar mais memória a um sistema de computador antigo, os problemas de compatibilidade devem ser resolvidos. A compatibilidade da memória precisa ser determinada antes da instalação. A velocidade da placa-mãe e a velocidade da memória existente devem ser compatíveis com a nova memória instalada; caso contrário, qualquer aumento da velocidade do sistema será, na melhor das hipóteses, insignificante.
Se os dois módulos de memória não tiverem as mesmas velocidades, a velocidade do sistema será a mais lenta das duas.
Ao abordar questões de velocidade do sistema, a velocidade da placa-mãe deve ser tão ou mais rápida que a velocidade do módulo de memória a ser instalado. Além disso, se o módulo de memória a ser instalado for aumentar a memória existente; as velocidades de clock de ambos devem ser as mesmas. Se os dois módulos de memória não tiverem as mesmas velocidades, a velocidade padrão do sistema será a mais lenta das duas. O anterior é válido para sistemas de computador mais antigos, pois os sistemas mais novos com memória de processador secundário são capazes de utilizar velocidades variáveis e, portanto, tornar a diferença irrelevante.
Uma vez que todos os problemas de compatibilidade de RAM foram resolvidos, a instalação é um processo bastante simples. Consulte o manual do seu sistema para obter instruções sobre como abrir a caixa do computador.
Depois que o gabinete do computador for aberto, localizar os slots de memória deve ser fácil. Deve haver entre 2 a 4 slots na placa-mãe para os módulos de memória.
Se o sistema de computador lento deve receber apenas um aumento de memória, basta localizar um slot vazio e instalar de acordo. Observação: observe os módulos de memória instalados anteriormente para ver em que direção eles devem estar voltados. A instalação inadequada pode resultar em falha no tempo de inicialização.
Se o sistema deve receber todos os novos módulos de memória, é necessário remover a memória existente. A maioria das placas-mãe tem uma de duas maneiras de prender os módulos de memória: deslizar e clicar ou travar. Se o sistema usar um método de deslizar e clicar, deve-se tomar cuidado para não aplicar muita pressão ao deslizar o módulo para a posição. Se o sistema usar um sistema de travamento, deve-se tomar cuidado ao travar a memória do sistema no lugar.
Em conclusão, a velocidade do sistema pode ser bastante melhorada com a atualização dos módulos de memória. O processo de atualização é bastante fácil e direto. Se você tiver um computador lento, instalar uma RAM compatível e mais rápida é a melhor solução. No entanto, em primeiro lugar, a compatibilidade da velocidade da memória e da placa-mãe é fundamental para aumentar o desempenho geral do sistema.