Nesta era digital, os dados são tão importantes quanto respirar. A criação, manutenção de dados e até mesmo a transferência de dados devem ser feitas da maneira mais segura e rápida possível. E quando se trata de transferência de arquivos, os dispositivos de armazenamento de mídia têm diferentes modos de fazer isso. Um dos mais rápidos, senão o mais rápido, é o eSATA ou anexo de tecnologia avançada serial externa.
Definição
Interface mais antiga chamada PATA
O eSATA é uma das últimas revisões do Serial ATA. Esta é uma interface para barramento de computador usada para conectar adaptadores de barramento de host a quaisquer dispositivos de armazenamento em massa, como unidades ópticas e unidades de disco rígido. O desenvolvimento do SATA também é uma revisão de uma interface mais antiga chamada PATA ou ATA paralelo. As principais vantagens do SATA são cabos menores, custo mais baixo, transferência de dados mais rápida e atividades de dados mais eficientes.
Gravadores de filmadoras
eSATA é outro desenvolvimento deste desenvolvimento. "Externo" é a palavra-chave que explica a principal diferença do eSATA para o antigo SATA. Por ser externa, essa interface mais recente é usada para dispositivos externos, como discos rígidos externos e gravadores de câmera de vídeo.
Principais vantagens do esata
O eSATA é comparável ao USB e FireWire 400. O primeiro foi introduzido quando o último já dominava o mercado. Mas o eSATA tem algo que pode ajudá-lo a resistir à concorrência. Aqui estão algumas das vantagens do eSATA:
Transferência rápida de dados. Comparado com FireWire 400 e USB, eSATA é muito rápido, o triplo da velocidade desses dois. O USB foi criado não para transferência de dados, mas para conectar impressoras, teclados e mouses. Enquanto isso, eSATA foi criado principalmente para transferência de dados. Portanto, espera-se que seja bom no que deve fazer.
Mais. Ao contrário do USB e FireWire 400, o eSATA pode usar um cabo de até 2 metros, mesmo fora do computador.
Mais durável. O cabo do eSATA é coberto com materiais duráveis que podem suportar melhor o desgaste.
Fácil de usar. Pode não ser um plug-and-play como o USB, mas é hot-plug. Conectar e desconectar eSATA não exigirá que você desligue o sistema.
Nenhuma tradução de dados necessária. O uso de eSATA para transferir dados é quase sempre sem atrasos porque o computador entende os dados deste dispositivo sem tradução.
Essas vantagens são ótimas razões para sempre considerar o uso de eSATA. Pode haver outras alternativas, mas os pontos fortes deste ônibus podem fazer com que sempre valha a pena considerar.
Apesar das coisas boas, eSATA ainda tem algumas coisas ruins e são:
Cabos de alimentação. Você não pode usar o eSATA se não estiver conectado à sua própria fonte de alimentação. Ao contrário de outros barramentos que retiram energia do cabo, o eSATA precisa de energia diretamente da fonte. Mas isso não demorará muito, porque a Organização Internacional SATA já está trabalhando em uma versão mais recente que irá eliminar esta grande desvantagem do eSATA.
Enclosure. Este barramento precisará de seu gabinete externo que deve ser compatível com eSATA.
Menos conveniente. Em comparação com outras alternativas, o eSATA não é muito conveniente para pessoas em trânsito. Os cabos são mais longos, o tamanho é maior e precisa de uma fonte de alimentação.
Pode haver algumas desvantagens do eSATA, mas elas não são suficientes para afastar as muitas vantagens de usar o ônibus. USB e FireWire 400 podem estar disponíveis, mas quando você precisa da maneira mais rápida e confiável de transferir dados, não há barramento melhor para o trabalho a não ser o eSATA.