As redes de computadores podem ser classificadas sob uma variedade de características - método de conexão, tamanho, arquitetura e topologia. As redes podem ser com ou sem fio. Eles podem abranger computadores situados fisicamente a distâncias, todos os computadores de uma empresa ou ter até dois ou três computadores domésticos. Seus relacionamentos funcionais podem ser a estrutura comum cliente-servidor ou ponto a ponto. Suas conexões lógicas podem ser uma rede de barramento ou um arranjo de rede em estrela. Todas essas características determinam, em última instância, como eles operam e como são controlados.
Monitoramento de rede Este é o conceito básico que fundamenta todos os tipos de controle de rede e é implementado em grande escala, como redes LAN. Dentro da rede, um ou mais sistemas são geralmente dedicados para realizar o monitoramento. Essas máquinas funcionam normalmente durante 24 horas e são controladas diretamente pelo administrador da rede, a pessoa autorizada a implementar quaisquer alterações ou manutenção em toda a rede. Existem várias técnicas, bem como aplicativos usados para monitorar uma rede, pois existem vários componentes de uma rede que precisam ser continuamente protegidos ou avaliados. Servidores quebrados, conexões com falha, sistemas com defeito, intrusões, malware ou infecções de vírus - esses são os problemas que o monitoramento de rede tenta prevenir ou solucionar para manter as operações regulares.
Rede privada virtual (VPN)
O monitoramento e o controle da rede podem ser feitos remotamente e as VPNs são um determinado tipo de rede que permite isso. As redes privadas virtuais são executadas em uma camada adicional que fica no topo de uma rede maior existente. A comunicação entre os nós de uma VPN ocorre na camada de transporte da rede maior, mas é essencialmente separada do tráfego geral, pois faz uso de um conjunto separado de protocolos. Um dos objetivos das VPNs é estender uma pequena rede (como a de uma organização) para uma rede pública ou aberta (como a Internet) e ainda manter um certo grau de segurança. Outro objetivo é fornecer aos membros de uma organização acesso remoto à sua própria rede.
Solucionar problemas de sistemas individuais diretamente
Computação de rede virtual (VNC) Este é um tipo de rede que permite uma melhor implementação de software de suporte remoto e outros métodos de suporte que os administradores podem fornecer aos usuários regulares de uma rede. No VNC, um desktop pode literalmente assumir o controle de outro. Por meio do RFB ou protocolo de framebuffer remoto, as ações do teclado e do mouse são transmitidas de um computador para outro. Aquele instalado com o programa de servidor VNC compartilha sua tela permite que outra pessoa com um programa cliente assuma o controle. Isso oferece uma grande vantagem para administradores de rede e departamentos de TI, pois permite que eles solucionem problemas de sistemas individuais diretamente na rede sem ter que ir fisicamente ao computador problemático. Outra vantagem do VNC é que ele é independente de plataforma, o que significa que computadores de vários sistemas operacionais ainda podem implementá-lo, apesar da aparente incompatibilidade.
O controle remoto e o acesso estão se tornando rapidamente um procedimento padrão nas operações de rede. O método fornece uma maneira mais eficiente de monitorar e administrar redes, reduzindo, consequentemente, os custos associados à TI.