Luta contra o Spam

O spam é frequentemente usado por grupos ou indivíduos para anunciar produtos ou serviços duvidosos
Dicas rápidas: o spam é frequentemente usado por grupos ou indivíduos para anunciar produtos ou serviços duvidosos.

'E-mails em massa não solicitados' ou 'e-mails comerciais não solicitados' são palavras mais elaboradas para descrever o spam de e-mail - a forma de spam com a qual estamos mais familiarizados. Mas spam é, na verdade, um termo mais geral que se refere a qualquer abuso de um sistema de mensagens eletrônicas. Assim, não é instantânea de spam de mensagens, o spam fórum, telefone celular mensagens de spam, etc. As variedades são tão numerosos quanto as maneiras em que nós enviam eletronicamente mensagens. Aqui estão algumas dicas sobre como um usuário comum pode combater o spam.

  1. Proteja seu e-mail. Como o spam geralmente se prolifera por meio do correio eletrônico, sua conta de e-mail deve ser um dos primeiros ativos que você protege. Os spammers obtêm centenas de endereços de e-mail intrometendo-se em redes e comunidades online ou criando listas em sites falsos que enganam um usuário ignorante para que forneça seu endereço de e-mail. Uma maneira fácil de evitar essa tática é ter duas ou mais contas de e-mail. Separe contas que você usará mais publicamente, para ingressar em redes sociais ou outras atividades não críticas da Internet. Então, seja taciturno com as contas de e-mail que usa para trabalho ou assuntos mais pessoais. Basicamente, você usará as contas menos importantes como uma proteção contra todo o lixo que possa surgir em seu caminho. A maioria dos serviços de e-mail possui filtros integrados. Embora não sejam 100% à prova de falhas, eles ainda oferecem um certo grau de proteção. Defina esses filtros de e-mail para aceitar apenas os e-mails provenientes de entidades incluídas em sua lista de contatos. Quando algo é transmitido e o remetente é desconhecido, exclua-o imediatamente. Abrir mensagens suspeitas, especialmente aquelas com anexos, é como deixar um estranho entrar em sua casa.
  2. Proteja seu sistema. É possível que você se torne um cúmplice involuntário da proliferação de spam. Os hackers podem invadir seu sistema e baixar furtivamente pequenos programas em seu computador que lhes darão um certo controle sobre ele, como sobre o software cliente de e-mail. Eles usariam sua conta para espalhar spam e você não suspeitaria de nada até receber uma reclamação acusando você de ser um spammer. Além de excluir completamente as mensagens suspeitas de remetentes desconhecidos, você também deve instalar um programa antivírus e anti-spyware confiável para proteger todo o sistema. Você não quer que seu computador se torne um robô em uma rede de computadores robôs sendo manipulados por grupos ou indivíduos sem escrúpulos.
    Há spam de mensagens instantâneas
    Portanto, há spam de mensagens instantâneas, spam de fórum, spam de mensagens de celular, etc.
  3. Faça uma reclamação. Embora você possa pessoalmente considerar o spam um pequeno inconveniente, algumas empresas, especialmente os provedores de serviços de Internet (ISP), perdem dinheiro porque são seus recursos de rede que costumam ser sequestrados. Você ainda pode ajudar no esforço mais amplo de combater esse abuso denunciando-o. Informe seu ISP ou provedor de serviço de e-mail de que você está recebendo spam constantemente. Também registre uma reclamação junto a autoridades ou instituições (a Comissão Federal de Comércio da Europa, por exemplo). Eles serão os únicos a investigar e tomar medidas contra os spammers.

À medida que a tecnologia que nos permite comunicar rapidamente se desenvolve, os métodos de mau uso também evoluem. É importante manter-se atualizado sobre as questões atuais sobre o assunto, visitando sites confiáveis que lidam com o problema de spam.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail