Quando qualquer pessoa, seja um indivíduo que deseja apenas publicar sua própria poesia ou uma grande corporação como o Wal-Mart que deseja vender sua imagem, registrar um nome de domínio, o registro será imediatamente registrado na ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), uma complexa empresa sem fins lucrativos do setor privado que policia domínios da Internet desde 1998.
Como você encontra os registros que eles mantêm? Você pode encontrar tudo online.
Com base em nomes de domínio alternativos sugeridos
Na realidade, não existe um cliente WHOIS oficial, mas Godaddy.com é um bom lugar para começar. Quase todo site que hospeda nomes de domínio tem um cliente de pesquisa "whois" que você pode usar para descobrir quem é o proprietário de um determinado nome de domínio ou para verificar se um nome de domínio que você deseja está disponível. Se não estiver disponível porque outra pessoa o registrou, você verá uma lista de nomes de domínio alternativos sugeridos com base no nome inserido.
Como alternativa, você pode ir diretamente a um site chamado Whois.net e digitar o nome do domínio no qual está interessado. Se você está tentando descobrir quem é o proprietário de um domínio existente, essas informações estarão lá, geralmente abaixo dos resultados da pesquisa. Serão apresentados a você informações de contato, incluindo um endereço físico e a data de registro, para que você saiba quando o nome de domínio expira.
Independentemente do que você usar, preste atenção ao endereço do domínio. Widgets.com é um site diferente de widgets.org e ainda diferente de widgets.edu. Com vários outros endereços adicionados nos últimos anos, e endereços disponíveis que indicam vários países, você precisa saber exatamente o que está procurando.
Recurso de segurança
A maioria dos domínios são informações públicas, embora haja um recurso de segurança disponível que permite que terceiros mascarem as informações do proprietário, fornecendo as suas próprias em seu lugar. Por exemplo, as soluções de rede anunciam que irão, por uma taxa, esconder certos detalhes privados do público. Eles fazem isso substituindo suas próprias informações no formulário de registro de forma que tudo aponte para eles. Isso significa que nem sempre é tão fácil quanto parece descobrir quem realmente possui um nome de domínio.
Se você tiver um bom motivo para precisar encontrar um proprietário que achou que vale a pena ter suas informações bloqueadas dessa maneira, enviar um e-mail ou ligar para ele pode ajudar se você tiver uma necessidade válida. Mesmo assim, talvez você não consiga entrar em contato diretamente com o proprietário do domínio.