O importante a perceber é que não precisa ser sobre como vencer a concorrência. Há muitas coisas que você pode fazer para obter milhares (ou mais) de visitantes para seu site regularmente. Tudo que você precisa é um pouco de planejamento e seguir algumas das dicas úteis listadas abaixo.
- Seja listado nos motores de busca. A primeira e mais fácil forma de fazer com que o seu site seja notado será através dos motores de busca. Claro, há boas e más notícias para aqueles de vocês que estão lendo este artigo ansiosamente.
A boa notícia é que você pode listar seu site gratuitamente nos principais mecanismos de busca! Yahoo!, Google e MSN são os maiores motores de busca na Internet e todos oferecem envios gratuitos.
A má notícia é que, só porque você enviou seu site, isso não significa que receberá uma classificação superior.
Existem vários fatores que trabalham juntos para ajudá-lo a colocar seu site nas primeiras posições dos principais mecanismos de pesquisa. Alguns dos principais fatores são:
- Quantos links você tem entrando e saindo de seu site
- Há quanto tempo seu site está ativo
- A qualidade do conteúdo em suas páginas
- A precisão de sua palavra-chave (tanto em metatags quanto em conteúdo)
- Como sua página é amigável com SEO
- SEO (otimização de mecanismo de pesquisa) de suas páginas. Uma vez nos motores de busca, você precisa ser capaz de chegar ao topo e permanecer lá. Se você estiver próximo ao topo dos mecanismos de pesquisa, terá a melhor chance possível de aumentar o tráfego.
SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa. Uma boa maneira de criar uma página com boa classificação é usando Meta Tags. As meta tags podem ser usadas para palavras-chave, títulos e descrições e são encontradas no código do seu site. Mais especificamente, as metatags estão localizadas entre as tags HEAD (cabeçalho). Essas tags geralmente estão localizadas no topo da codificação do seu site.
Na tag de descrição, você pode colocar uma descrição de uma ou duas linhas de seu site. Esta descrição não deve exceder 20-25 palavras. Muitas palavras na descrição podem fazer com que você seja colocado na lista negra dos principais mecanismos de pesquisa, porque os spammers costumam colocar suas tags META. Os principais mecanismos de pesquisa limitam a quantidade de palavras para que os mecanismos de pesquisa (que geralmente são executados por não-humanos) não confundam seu site com um site de spammer.
Na palavra-chave Meta tag, você deve listar as palavras e frases mais comumente usadas que tratam do seu site. Novamente, você não deseja listar mais de 20 palavras na marca de palavra-chave. Você também deve certificar-se de não repetir uma única palavra mais de três vezes em frases (ou sozinha) na marca de palavra-chave.
Tags de exemplo
- Para este artigo, você pode usar palavras-chave como:
SEO, aumento do tráfego da web, tráfego do site, classificação do mecanismo de pesquisa, metatags
- Para obter uma descrição, você pode escrever:
Um artigo que trata da importância de como melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa.
- Participe de um programa de troca de links. Vários programas gratuitos online permitem que você liste seu site e procure outros sites interessados em trocar links.
Parceiros de link é um site como este. Você pode se inscrever e listar seu site para informar aos outros que você está receptivo às trocas de links. Não só é grátis, mas também é simples. Você coloca links em uma página de links em seu site e, por sua vez, as pessoas fazem o mesmo por você. Isso permite que todos que visitam um site onde está o seu link também encontrem você.
- Publique artigos em bancos de dados de artigos gratuitos. Ao escrever artigos sobre o tema do seu site, você poderá se estabelecer como um líder ou especialista em sua área. Isso não apenas ajudará as pessoas a encontrarem seu site, mas também as ajudará a ter uma boa impressão de você antes mesmo de visitá-lo.
Quando você coloca seus artigos em um banco de dados de artigos, está permitindo que as pessoas usem seus artigos em seus sites e em seus boletins informativos. Em troca, eles concordam em colocar uma caixa do recurso sobre você sob o texto do artigo. Na caixa do recurso, você lista seu nome, uma pequena sinopse sobre você e seu site e, claro, o URL.
- Crie um boletim informativo mensal. As pessoas adoram visitar sites que oferecem informações gratuitas. Eles também gostam de sites que são mantidos atualizados.
Ao oferecer um boletim informativo gratuito, você está lembrando as pessoas de todos os motivos pelos quais elas precisam para continuar visitando seu site. Isso também permite que você encontre visitantes adicionais, porque quando alguém curtir seu conteúdo, eles contarão para sua família e amigos também!
Embora você possa não ter tempo para escrever o boletim informativo sozinho, você sempre tem a opção de contratar um redator freelance para escrever o boletim informativo para você. Existem vários fornecedores online, como Elance, Scriptlance e Rentacoder, que permitem que qualquer pessoa publique projetos escritos (sem nenhum custo ou obrigação para você). Você pode definir um preço e encontrar um escritor para fazer o trabalho pesado para você!
- Nunca assuma que seu site está concluído. Os sites precisam ser constantemente trabalhados e atualizados. O conteúdo novo é necessário para grandes volumes de tráfego.
Você pode obter bons números em seu site por um mês, mas as pessoas deixarão de voltar se não houver coisas novas para ver regularmente. Você pode considerar adicionar feeds RSS para conteúdo, escrever novos artigos a cada semana ou mês, ou manter um quadro de mensagens ativo com postagens suas e de membros da comunidade do seu site.
Não importa o que você decida fazer, se seu site tem algo novo e fresco em uma base regular, as pessoas virão e aproveitarão os frutos do seu trabalho.