Como questionar um programa de leitura escolar para avaliar sua eficácia?
Gabriela Daniela Anjos de Gome
• 3 min de leitura
Com o crescente percentual de analfabetismo no país, a educação tem sido objeto de estudos de organizações, empresas e comunidades. O componente mais importante da educação é a leitura. Se as pessoas conseguem ler bem, as barreiras de comunicação inadequada podem ser minimizadas e é um passo para uma alfabetização mais profunda. Deve haver programas de leitura na escola de seu filho que ofereça aos alunos um programa que possa melhorar suas habilidades de leitura. Mas a questão é: você tem certeza de que o programa deles é realmente eficaz? O que você pode fazer é questionar o programa de leitura escolar de seu filho. Veja como fazer.
Pesquisa sobre o programa de leitura da escola. Cada escola tem programas diferentes que usam para seus alunos. Reúna-se com a professora de seu filho e pergunte qual programa eles usam. Fique on-line e pesquise sobre o programa para obter mais informações. Leia sobre sua metodologia e a taxa de eficácia lendo depoimentos de mães. Pergunte à escola de seu filho como eles decidiram usar o método de programa de leitura que têm atualmente. Eles devem dizer como estudaram especificamente cada programa que os levou a escolhê-lo.
Peça os elementos do programa de leitura. Existem cinco elementos importantes identificados pelo Painel Nacional de Leitura. Se o programa de leitura que eles usam é baseado em pesquisa, certifique-se de que estes cinco elementos estejam presentes:
Instrução de consciência fonêmica. Isso diz respeito à capacidade de pensar e perceber sons distintos das palavras que são faladas.
Instrução fonética. Este elemento se refere à capacidade da criança de conhecer as relações entre letras e sons.
Instrução de fluência. Isso mostra a capacidade da criança de ler de forma acumulativa.
Vocabulário. Este elemento dá ao seu filho a capacidade de entender palavras e usar frases do dia a dia.
Instrução de compreensão. Este elemento do programa pode aumentar a capacidade de seu filho de entender o que está lendo.
Pergunte o quão grande é o grupo de aprendizagem de seu filho. O número de crianças na classe de seu filho tem um impacto em sua educação. Pergunte ao professor de seu filho sobre o número de crianças em uma sala de aula. Lembre-se de que quanto maior o tamanho da classe, menores são as chances de seu filho participar das aulas de leitura. Você deve saber como eles selecionam as crianças da classe. Certifique-se de que a seleção de cada classe seja baseada no nível de leitura e na capacidade de cada criança.
Pergunte sobre o ritmo do programa. Deixe o professor de seu filho explicar a você o ritmo de seu programa de leitura. Deixe-o explicar o quão rápido o programa vai para que você possa garantir que seu filho não seja forçado a atividades que ele não consegue realizar. Altas expectativas eventualmente levam ao desenvolvimento de antipatia pela leitura.
Verifique as credenciais do professor. Descubra as credenciais do corpo docente. O professor de seu filho deve ser treinado especificamente em leitura. Solicite as certificações e saiba se o professor domina algum outro estilo de aprendizagem. Pergunte ao conselho escolar o que os levou a escolher os professores do programa de leitura da escola de seu filho.
A educação é a base do sucesso de todas as nações. Ler é o primeiro passo para adquirir conhecimento. Certifique-se de que seu filho tenha um currículo de leitura eficaz. Você deve isso a ele e ele certamente ficará grato por isso. Não seria bom quando ele pudesse pegar um cartão de felicitações e ler para você?