Como melhorar sua pontuação em testes de múltipla escolha?
Carlos Wilson Loureiro
• 3 min de leitura
Não importa a aparência de um exame de múltipla escolha ou independentemente de quão difícil seja, a chave para obter a resposta certa em questões de múltipla escolha são as habilidades de lógica e raciocínio.
Os alunos veem um exame de múltipla escolha de maneiras diferentes. As pessoas acham que é o tipo de exame mais fácil porque há opções para você escolher. A chance de encontrar a resposta certa é grande porque ela simplesmente está lá. Isso pode ser verdade, mas para alguns professores, esta é a oportunidade de mostrar aos alunos que estudar é mais do que memorizar. Em exames de múltipla escolha, você receberá respostas que podem soar ou parecer corretas. Se você entendeu o assunto do exame, terá raciocínio suficiente para apoiar suas respostas enquanto analisa as opções.
Testes de múltipla escolha
Você fica com 2 respostas, o que significa que você tem 50% de chance de obter a resposta certa.
Agora que você está convencido de que os testes de múltipla escolha podem ser fáceis ou difíceis, dependendo de como o teste é construído, você deve encontrar maneiras de transformá-lo em uma situação ganha-ganha.
Sabemos que exames de múltiplas respostas podem ser feitos para confundi-lo, então você precisa jogar o jogo da eliminação. O objetivo é eliminar 2 a 3 opções que você acha que não são a resposta. Agora, olhe para o seu papel. Você fica com 2 respostas, o que significa que você tem 50% de chance de obter a resposta certa. Desta vez, você vai voltar para a escola. Tente se lembrar de tudo o que você aprendeu sobre o assunto e deixe sua marca.
Às vezes, esses exames vêm com uma torção. Um ponto negativo será deduzido para cada resposta errada que você der. Então, o que exatamente você vai fazer? Você vai deixar todos os números em branco quando tiver dúvidas sobre a resposta? Ou responder assim mesmo? Bem quando você está prestes a dizer: "O dinheiro já está no banco", você é atingido por essa reviravolta. Há duas maneiras de fazer isso, e uma é deixar o número em branco por enquanto e voltar a ele depois de responder à última pergunta. Essa é uma boa estratégia, especialmente se o teste tiver uma área de cobertura muito estreita, porque às vezes a resposta ou uma pista está nas outras questões.
A outra estratégia é simplesmente deixar o número em branco. Isso é bom para perguntas para as quais você não tem resposta, não importa o quanto pense a respeito. Você pode ter certeza de que não receberá nenhuma dedução se deixá-lo em branco. Mas se você deixar para a senhora sorte, terá 25% de chance de obter a resposta certa, o que lhe dá 75% de chance de obter a resposta errada. Ou seja, você está deixando uma margem de erro muito grande e uma chance muito grande de obter a dedução.
É claro que há momentos em que seu professor se sente um bom samaritano e lhe dá uma chance. Sem deduções para respostas erradas e perguntas diretas. Você não terá que escolher uma opção prática ou encontrar várias respostas. Este seria o momento de você dar tudo o que tem. E não se esqueça de agradecer ao seu professor na saída.
Não importa a aparência de um exame de múltipla escolha ou independentemente de quão difícil seja, a chave para obter a resposta certa em questões de múltipla escolha são as habilidades de lógica e raciocínio. Se você sentir necessidade de praticar, faça um teste de múltipla escolha ou um questionário de múltipla escolha na Internet.