Se você sonha em ir para a terra do sol nascente, aprender a língua é uma obrigação, pois Osaka, Kyoto e Tóquio - as megacidades do Japão - são "intocadas" pela língua inglesa. Ao contrário de outros países onde o inglês é usado como língua secundária, o Japão manteve orgulhosamente sua língua japonesa. Embora enfrentar barreiras de idioma quando em outro país seja uma ocorrência comum, no Japão, a barreira do idioma é particularmente mais difícil de quebrar, já que a maioria dos cidadãos não tem um domínio inicial da língua inglesa. Se você é um turista no Japão, "assinar" o que deseja - apontando os itens de que você gosta ao fazer compras - pode ajudar, mas não ajudará muito a superar a barreira.
Vocabulário básico de trabalho em japonês
Há tantas coisas para ver e fazer no Japão, mas para ter acesso a elas, você deve ter um vocabulário básico de japonês. Até mesmo pedir um ramen simples ou andar de ônibus pode ser uma experiência avassaladora. Portanto, aproveite a cidade das pontes e do metrô aprendendo o básico do japonês. Veja como aprender japonês sozinho.
Estudar. Em primeiro lugar, pesquise um pouco. Você pode pesquisar online algumas frases comuns em japonês. Algumas frases comuns que você deve memorizar são: "Meu nome é ___", "Não falo japonês", "Ajude-me a chegar a ___", "Obrigado" e "quanto?" Existem sites online que não só oferecem traduções, mas também fornecem frases de efeito para ajudá-lo a pronunciar as palavras. Você pode fazer logon no YouTube ou para mais vídeos. Existem vários vídeos que o ajudarão com a sua pronúncia. Não se envolva muito com a gramática. Concentre-se primeiro na construção de um vocabulário básico e prático. A partir disso, você pode juntar palavras facilmente para ajudá-lo a se comunicar no vernáculo. Não se esqueça de pesquisar alguns dos tipos de comida que você vai querer pedir, como takoyaki, ramen e okonomiyaki.
Prática. Pesquise planilhas online para ajudá-lo a memorizar. A beleza da rede é que todos os tipos de informação estão ao seu alcance. Portanto, não ignore esta fonte altamente rica.
Livros Também seria aconselhável visitar a livraria local e pesquisar um dicionário Japonês-Inglês. Se você está planejando uma viagem ao Japão, também seria aconselhável pegar um guia de viagem e um livro "ilustrado" dos lugares que deseja visitar. Quando a linguagem falha, uma imagem pode valer mais que mil palavras. Apenas aponte!
Leitura. Além de se familiarizar com palavras japonesas comuns, aprenda a ler e escrever os caracteres japoneses dessas palavras. Isso é importante se você deseja aprender a língua japonesa e viajar para a terra natal, já que a maioria das placas no Japão não oferece traduções para o inglês. É aconselhável trazer cartazes com frases comuns escritas em japonês.
Quando você achar que tem um vocabulário de trabalho bom o suficiente, pratique falar em japonês conversando com um amigo ou estudante japonês de intercâmbio. Você também pode praticar conversando com uma pessoa que fala japonês on-line por meio de um bate-papo na web. Nada o ajudará a falar japonês mais rápido do que praticar.