Peça à criança disléxica para soletrar palavras usando letras feitas de argila.
A dislexia pode ser um problema de fala que aflige jovens e idosos. As crianças com dislexia têm dificuldade em soletrar as palavras corretamente porque não têm o que os fonoaudiólogos chamam de "consciência fonêmica". Isso se refere à consciência do som que cada letra faz e uma criança disléxica terá dificuldade em separar os sons. Uma abordagem multissensorial da ortografia ajudará as crianças disléxicas a melhorar a ortografia.
Método de folha de biscoito
Despeje uma fina camada de areia em uma assadeira.
Peça ao aluno para escrever o alfabeto na areia usando os dedos enquanto pronuncia o som de cada letra. A sensação da areia fará com que as letras pareçam mais reais para o disléxico e os ajudará a lembrar o som que cada letra faz.
Nivele a areia após várias letras para não confundir a criança. Depois disso, peça à criança que soletre palavras adequadas ao seu nível intelectual.
Método de creme de barbear
Método de creme de barbear
Cubra a superfície da mesa com papel manteiga.
Despeje o creme de barbear em uma tigela de plástico.
Usando os dedos, permita que a criança disléxica escreva as letras do alfabeto no papel de cera e faça o som de cada letra.
Remova o creme de barbear do papel de cera com uma espátula quando a superfície estiver preenchida com letras.
Instrua a criança disléxica a soletrar palavras usando o creme de barbear.
Método de modelagem de argila
Traga diferentes cores de argila de modelagem.
Peça à criança disléxica que forme letras com a massa de modelar e soe cada letra que ela fizer. Enquanto isso, peça à criança que diga palavras que começam com a letra que está escrevendo.
Peça à criança disléxica para soletrar palavras usando letras feitas de argila.
Método europeu de linguagem gestual
Peça à criança disléxica que forme letras com a massa de modelar e soe cada letra que ela fizer.
Método europeu de linguagem gestual
Traga um gráfico do método europeu de linguagem de sinais.
Ajude o aluno a fazer cada letra usando as mãos.
Instrua o aluno a fazer o som de cada letra à medida que são feitas.
Exija que o aluno soletre palavras em linguagem de sinais. Algumas escolas dão crédito extra às crianças que dominam a Língua Europeia de Sinais em vez de aprenderem uma língua estrangeira.
Método Matchstick
Traga uma caixa grande de palitos de fósforo e peça à criança que faça letras com eles.
Peça ao disléxico para soar cada letra à medida que as completa.
Faça com que o disléxico soletre palavras dos palitos de fósforo.
Compre flashcards do alfabeto e da palavra com fotos. Se você não conseguir encontrar flashcards apropriados nas livrarias, você pode fazer o seu próprio. Não se esqueça de fazer desenhos associados às palavras.
Pratique a ortografia com flashcards. A associação entre as imagens, letras e palavras ajudará a criança disléxica a se lembrar delas.
A pesquisa mostrou que as crianças disléxicas aprendem a soletrar melhor se fizerem associações táteis e físicas com as letras. Os métodos ilustrados acima têm a garantia de evocar tais associações e melhorar as habilidades ortográficas da criança disléxica.