Como se tornar um estudante de intercâmbio na faculdade?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 3 min de leitura
Tornar-se um estudante de intercâmbio é uma experiência de vida ótima e única. Também fica bem em seu currículo para qualquer inscrição em escola de pós-graduação. Como você vai morar e estudar em outro país com uma cultura e um idioma que talvez não conheça completamente, algumas considerações cuidadosas precisam ser feitas antes de embarcar nesta aventura.
Planejar com antecedência. Quase todos os programas de intercâmbio de estudantes são instituídos por meio de escolas e universidades, enquanto outros são oferecidos por agências sem fins lucrativos. Conheça os requisitos do programa em que está interessado. Decida por quanto tempo você gostaria de ficar no país anfitrião. Geralmente, sua estadia pode durar algumas semanas ou meses, um semestre inteiro ou até um ano inteiro. Você também precisa saber onde vai morar. Suas opções incluem uma família anfitriã, dormitórios ou outras residências na escola ou universidade, ou apartamentos próximos à escola ou universidade.
Fazer um orçamento. É necessário preencher um formulário primeiro para ser aceito em um programa de intercâmbio para estudantes estrangeiros. A mensalidade e outras taxas diversas variam em diferentes programas. A maioria das taxas cobrirá transporte, seguro saúde, passaporte ou visto de estudante, custo de vida e outros custos necessários. Despesas não diretamente relacionadas ao programa, no entanto, provavelmente serão de sua responsabilidade e virão de sua própria conta. Portanto, é prudente reservar algum dinheiro pessoal para qualquer emergência ou despesas inesperadas. Você pode querer procurar bolsas de estudo que geralmente estão disponíveis para candidatos a programas de intercâmbio estrangeiro.
Aprecie o idioma e a cultura locais. Se você decidir viajar para um país que não fala nenhum idioma que você conheça, é melhor aprender o máximo do idioma local antes de partir. Ser capaz de se comunicar na língua franca do país anfitrião é uma vantagem óbvia, pois tornará todas as suas interações mais fáceis dentro ou fora da sala de aula. Além disso, você deve pesquisar seus costumes ou tradições particulares para evitar ofender alguém involuntariamente e diminuir a ocorrência de situações embaraçosas.
Estudante de intercambio
Optar por se tornar um estudante de intercâmbio e estudar no exterior certamente será uma das experiências mais gratificantes de sua vida. Isso abrirá sua mente para uma cultura diferente, expandirá sua experiência social e lhe dará a chance de possivelmente aprender um novo idioma. Todo mundo está na World Wide Web agora, mas nada supera a experiência em primeira mão como estudar e morar em um país diferente.
Links úteis: Programas no Exterior (http://study-abroad-help.com/index.html) Cursos Online Gratuitos de Língua Estrangeira (http://education-portal.com/articles/Free_Foreign_Language_Courses_Online.html)