Uma das experiências mais estimulantes e enriquecedoras que um aluno pode desfrutar é estudar no exterior. Se você está procurando escolas para estudar no exterior, existem muitos recursos disponíveis para você. A seguir está uma lista de etapas que você pode seguir para encontrar a melhor escola para sua aventura de estudar no exterior.
Verifique com o consultor de estudos no exterior de sua escola. Se você é um estudante universitário, sua universidade pode muito bem ter uma equipe ou membro do corpo docente que administra o programa de estudos no exterior da escola. Ele ou ela é provavelmente a melhor pessoa para consultar para obter informações sobre como estudar no exterior como estudante em sua escola. Mesmo se você não estiver interessado nas oportunidades específicas de estudo da sua faculdade no exterior (digamos que eles vão para a Itália e você deseja ir para a Europa Latina), consultar este consultor pode ser a melhor maneira de começar sua busca por mais informações. Portanto, para começar, procure essa pessoa com suas perguntas.
Fale com o seu orientador ou com o corpo docente do seu departamento. Muitos professores sabem que seus alunos têm interesse em estudar no exterior e têm experiência em ajudá-los a avaliar suas opções. Quer você consulte o professor de história da arte sobre estudar em Roma ou converse com seu orientador sobre fazer cursos de verão no exterior para concluir sua especialização, é provável que você receba alguns bons conselhos. Seu professor pode, de fato, ter contatos na escola exata que você gostaria de frequentar, ou pode ser capaz de lhe dizer qual escola é a melhor para seus objetivos acadêmicos.
Converse com outros alunos. A maioria dos alunos estuda no exterior durante o primeiro ano, portanto, se você está atualmente no segundo ano, há alguns alunos do último ano no seu campus que já passaram pelo mesmo processo. Encontre-os - eles podem compartilhar seus interesses principais ou extracurriculares - e pergunte sobre as escolas que frequentaram e o valor desses programas. Pergunte o que eles recomendariam. Eles provavelmente terão muitas informações para compartilhar. O conselho deles pode não ser relevante para você, mas pode ajudá-lo na busca por um lugar para pousar no exterior. Você também pode achar útil consultar alunos do país que gostaria de visitar. Se você quiser ir para o Japão, pergunte a alguns dos estudantes internacionais japoneses sobre suas faculdades natais e a vida em seu país de origem.
Procure na internet. É claro que na Internet você pode encontrar informações consideráveis sobre programas que oferecem colocação no exterior para estudantes. Alguns desses programas podem estar vinculados a outras faculdades e universidades europeias. A pesquisa online preliminar pode ser uma etapa útil antes de falar com o corpo docente e outros alunos também - se você estiver familiarizado com algumas das ofertas disponíveis para os alunos, pode fazer perguntas mais informadas sobre programas específicos de interesse.
Verifique os sites de suas faculdades de interesse. Se você já conhece o país e a universidade que deseja cursar, poderá encontrar mais informações sobre seus programas acadêmicos, atividades extracurriculares e processo de inscrição.
Dicas rápidas:
Faça sua pesquisa - não acabe em uma escola estrangeira que não é para você.
Conversar com professores e alunos experientes pode ser muito útil.