Como fazer um jardim interno de água para recipientes?
Amélia Garcia Neto
• 3 min de leitura
Ter um jardim dentro de sua casa traz um pouco de paz e tranquilidade. Usar plantas como elementos decorativos na sala de estar, sala de jantar ou cozinha é uma ótima maneira de trazer a natureza para dentro de casa. Você pode dar um passo além do que simplesmente trazer um ou dois vasos de plantas.
Os jardins aquáticos oferecem uma alternativa relaxante aos vasos de plantas normais. Isso dará ao seu espaço uma qualidade Zen. Você pode facilmente fazer seu próprio jardim aquático interno com materiais de sua loja de jardinagem local.
Materiais necessários
Recipiente de água à prova de vazamento
Água
Vasos pequenos (para plantas)
Plantas aquáticas
Solo
Cascalho
Tijolos ou potes de tamanhos diferentes
Opcional: fonte ou outros elementos decorativos
Procedimento
Comece decidindo onde colocar seu jardim de água do recipiente interno. Isso determinará o tamanho do seu recipiente e de quantos potes você precisará. O local deve receber pelo menos 4 horas de luz solar por dia.
Selecione um recipiente de água à prova de vazamento da loja de jardinagem. Você pode escolher um vaso de flores grande, um recipiente quadrado ou até mesmo um recipiente cilíndrico ou em forma de barril. Apenas certifique-se de que nenhuma água vazará ou vazará do recipiente. Se necessário, use um composto de vedação ou um saco de lixo grosso para garantir que não haja vazamento.
Despeje água no recipiente. O nível não deve ultrapassar dois terços do recipiente.
Coloque suas plantas em vasos pequenos com solo. Este solo deve ser cerca de três quartos do pote. Adicione uma camada de cascalho no topo do solo. Isso manterá o solo no lugar.
Coloque as plantas envasadas em cima de vasos ou tijolos vazios virados. Organize os vasos de plantas. Varie a altura para um melhor impacto visual. Também é importante saber a profundidade da água que cada planta individual pode atingir.
Termine de encher o recipiente grande com água até cerca de meia polegada abaixo da borda.
Desfrute do seu jardim interior de água!
Pontas:
Ao escolher um recipiente, fique longe de recipientes de metal porque o metal tem tendência a enferrujar ou corroer. Você pode usar um recipiente de cerâmica, desde que tenha sido pré-selado para evitar o vazamento de água.
Use diferentes plantas aquáticas interessantes como Jacinto de água, Cavalinha, Sinos de água azul, ponta de seta, lírio d'água, Lótus, Fanwort, íris japonesa e muitos mais. Escolha diferentes formas de folhas, texturas e hábitos de crescimento. Se possível, escolha plantas que não requeiram luz solar total por mais de 4 horas por dia.
Em vez de cascalho, você também pode usar areia para manter o solo no lugar. Pedras coloridas também estão disponíveis em lojas de jardinagem.
Instale uma pequena fonte ou adicione um ou dois peixes. Rochas e outros elementos decorativos irão melhorar o apelo visual do seu jardim aquático interno.
Certifique-se de manter o nível de água correto o tempo todo (0,5" abaixo da borda).
Remova as folhas mortas quando necessário. Não deixe os caules e folhas mortas caírem no recipiente para manter a água limpa.
Se necessário, adicione fertilizante para manter as plantas saudáveis.
Você não precisa ser um jardineiro ávido para fazer seu próprio jardim aquático interno. Todos os materiais de que você precisa podem ser encontrados na loja de jardinagem local. Os funcionários da loja são pessoas com excelentes recursos, que podem lhe dar dicas e conselhos sobre como criar seu jardim aquático. Não se esqueça de pesquisar na internet por ideias de design e manutenção.