Como obter uma oferta de bolsa de estudos atlética da NCAA?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 5 min de leitura
A cada ano, dezenas de milhares de alunos do ensino médio competem por bolsas de estudo esportivas da NCAA. Alguns alunos esperam que uma bolsa de estudos da NCAA seja o primeiro passo em direção a uma carreira lucrativa nos esportes profissionais, enquanto outros veem a bolsa como a única oportunidade que terão de obter educação universitária. Não importa a sua motivação, essas dicas darão uma ideia do que você precisa fazer para aumentar suas chances de receber uma oferta de bolsa de estudos.
Comece a preparar o terreno o mais rápido possível. Embora a busca por bolsas de estudo para atletas seja frequentemente considerada uma atividade do último ano, a realidade é que muitos alunos começam os preparativos já no primeiro ano do ensino médio. Essas preparações geralmente incluem praticar seu esporte e malhar, mesmo durante a baixa temporada; identificar várias faculdades que você gostaria de frequentar e descobrir quais habilidades e qualidades pessoais essas escolas procuram nos atletas bolsistas; e desenvolver e manter hábitos de estudo sólidos para que a elegibilidade acadêmica nunca se torne um problema para você.
Participe de acampamentos e convites. Muitas faculdades e universidades hospedam acampamentos de verão ou eventos especiais para alunos preparatórios em todo o país. Ao participar desses eventos, você poderá encontrar treinadores universitários e membros da equipe, interagir com outros atletas de alto nível do ensino médio e ter uma ideia de como você se sai em relação à concorrência.
Familiarize-se com as políticas de recrutamento. A NCAA tem diretrizes muito rígidas sobre a quantidade de contato que os candidatos a recrutas do ensino médio podem ter com os treinadores universitários e outros funcionários da escola. Se você violar qualquer uma dessas diretrizes, poderá colocar em risco sua elegibilidade à bolsa. As políticas atuais podem ser encontradas em um manual denominado "Guia da NCAA para o estudante-atleta vinculado à faculdade", que está disponível para download gratuito em formato PDF em www.ncaa.org. Certifique-se de cumprir todas as regras do livro e de seguir os procedimentos de registro na NCAA Clearinghouse.
Lembre-se de escolas menos conhecidas. A menos que você esteja entre os atletas de elite do país em seu esporte, você não deve limitar sua busca por bolsa apenas às melhores escolas. Por exemplo, se você é um jogador de futebol, pode ser divertido sonhar em jogar na USC, Texas ou Notre Dame. Mas, em algum momento, você precisa se perguntar se tem ou não uma chance real de ganhar uma bolsa de estudos para uma dessas escolas. Se sua resposta for "Não", então considere buscar uma bolsa de estudos de um programa menos importante, como o Estado do Novo México ou Middle Tennessee. Você também pode querer expandir sua pesquisa para incluir escolas da Divisão I-AA da NCAA (Southern Illinois, Grambling State, Cal Poly, etc.) e escolas da Divisão II da NCAA (Kentucky State, Minnesota-Duluth, West Virginia Tech, etc.).
Monte um portfólio. Muitos candidatos a bolsas de estudo estão erroneamente com a impressão de que faculdades e universidades monitoram ativamente todos os programas de preparação no país. Mas a verdade é que nenhuma escola tem tempo ou pessoal para o fazer. Se você quer que os treinadores universitários saibam que você merece uma bolsa de estudos, é preciso mostrar a eles. Isso pode ser feito criando um portfólio acadêmico e atlético que servirá como uma ferramenta de marketing. Você deve incluir uma carta pessoal ao treinador explicando porque você deseja jogar pelo time dele, um vídeo de destaque com suas melhores jogadas, cartas de recomendação de seus treinadores atuais e um currículo contendo informações acadêmicas e atléticas pertinentes. Você enviará este pacote ao treinador de cada equipe em que estiver interessado em jogar, portanto, certifique-se de fazer cópias suficientes de todo o material.
Visite campi e entreviste os treinadores. Se um treinador estiver suficientemente impressionado com as filmagens e portfólio do jogo, você receberá um convite para vir ao campus em uma visita oficial de recrutamento. Durante a sua estadia, você terá a chance de ver como seria a vida naquela escola. Você terá a oportunidade de assistir às aulas, conhecer e conversar com os membros atuais da equipe e conhecer as instalações de treino e jogo da equipe. Você também terá uma entrevista com o técnico principal ou um assistente de alto nível para que ele possa avaliar sua personalidade e comportamento.
Se tudo correr bem, você poderá receber uma oferta de bolsa de estudos imediatamente. Mesmo que você não receba uma oferta durante a sua visita, isso não significa que você não receberá uma. Afinal, o Dia Nacional de Contratação de novos recrutas não ocorre até 1º de fevereiro, e alguns treinadores gostam de esperar até novembro ou dezembro para fazer suas ofertas finais.