Como se destacar nos cursos de ciências da faculdade?
Gil Pacheco de Santos
• 5 min de leitura
Pode ser que você tenha provado ser um gênio da ciência e queira aumentar ainda mais o seu conhecimento. Ou pode ser que você não esteja realmente interessado no assunto, mas simplesmente não pode se dar ao luxo de ser reprovado em outro teste de ciências - você não gostaria que a bolsa de estudos do colégio fosse pelo ralo. Seja qual for o caso, aqui estão algumas maneiras de se destacar nos cursos de ciências da sua faculdade:
Crie um esboço. Ciência é um tópico amplo, para dizer o mínimo. Determine por si mesmo que ramo da ciência ou área específica de estudo você gostaria de abordar primeiro. Por exemplo, você pode optar por se concentrar na física e, a partir daí, concentrar-se nos assuntos específicos da física que gostaria ou precisa estudar. É bom criar um esboço para isso. A partir daqui, seria mais gerenciável para você trabalhar em seu objetivo de se destacar em ciências universitárias.
Artigos de ciência
Pesquise na rede. Graças a Deus pela Internet - você tem acesso a milhares de artigos científicos e até sites interativos que provavelmente forneceriam todas as informações de que você poderia precisar. Agora é aqui que o seu esboço (veja a dica nº 1) seria útil. Use seu esboço para evitar que você divague muito apenas pelo que você precisa saber.
Outra coisa importante a observar é que você precisa usar o bom senso e o bom senso ao pesquisar na internet. Lembre-se de que, com tanta informação disponível, você precisa discernir quais fontes são factuais e atualizadas.
Verifique a fonte e suas afiliações. Por exemplo, o site é de autoria de uma pessoa que você conhece (ou pelo menos ouviu) para ser um dos principais especialistas no assunto? Se você não tiver certeza, pode verificar o link "Sobre o autor", que geralmente está disponível em algum lugar na mesma página da web. Confira as credenciais e veja se sua experiência profissional está diretamente relacionada ao tema que escreveu. Também é bom se o autor for afiliado a instituições de ensino com as quais você esteja familiarizado. Se as credenciais não estiverem listadas, mas o nome for fornecido, você pode optar por pesquisar o nome no Google. Descubra quem está hospedando o site. Você pode fazer isso olhando para o URL (o endereço do site); por exemplo, se a primeira parte afirma, www.harvardscience.harvard.edu, então você saberia que o site é hospedado pela Harvard University, que você pode presumir com segurança como confiável.
Comece em um site confiável. Uma sugestão é começar em uma fonte confiável, pesquisar nesse site e seguir os links postados lá.
Verifique a consistência. Você também pode verificar a credibilidade das informações, cruzando-as com outras fontes. Isso significa simplesmente que, se os dados de diferentes sites forem consistentes, é muito provável que os dados sejam confiáveis.
Examine cuidadosamente qual poderia ser a finalidade do site. Observe o estilo de escrita. O site foi escrito de forma a persuadi-lo a comprar algo? Isso o convence a assumir um determinado ponto de vista? Basta usar seu bom senso; veja se o artigo não está simplesmente oferecendo informações objetivamente, mas tem objetivos mais subjetivos. Se for assim, talvez não seja totalmente confiável.
Considere outros fatores. Isso inclui a atualidade do artigo (quando foi publicado pela primeira vez? Foi atualizado recentemente?), O layout e o design (parece profissional?), Os links que o autor cita (são confiáveis?). Se alguma coisa parecer duvidosa para você, procure outras fontes. Como mencionamos, há uma abundância disso disponível.
Ultimos desenvolvimentos
Junte-se a grupos / clubes / organizações científicas. Se você é um estudante, certamente há muitas dessas organizações às quais você tem acesso. A adesão iria mantê-lo atualizado sobre os últimos desenvolvimentos relacionados ao campo que você está interessado em estudar, dar-lhe um padrão claro de conhecimento a ser almejado (presumindo que os outros membros também pretendem se destacar no campo) e uma rede de contatos que tem o mesmo interesse que você.
Inscreva-se em revistas científicas e boletins informativos. Antes de assinar, você pode navegar pelas revistas de sua escola ou da biblioteca local e ver por si mesmo quais delas o atraem de acordo com sua necessidade e interesse. Você também pode pedir ao seu bibliotecário os que ele recomenda.
Peça conselhos de mentores. Se você for um estudante, você pode pedir ao seu professor / professor de ciências listas de fontes que você pode ler, organizações das quais você pode participar ou seminários dos quais você pode participar para aumentar seus conhecimentos de ciências. Se for possível, talvez você possa se oferecer para ser assistente de seu professor por, digamos, um mês ou mesmo um semestre. Isso permitiria que você adquirisse conhecimento de uma maneira muito prática, poderia ser um impulso para o seu currículo, além de melhorar sua nota um degrau ou algo assim.
Aí está! Tudo começa com o desejo de se destacar. Boa sorte e bom aprendizado!