Como encontrar as melhores instalações para uma biblioteca científica da universidade?
Manuel Padrão Filho
• 3 min de leitura
Quando alguém pensa em bibliotecas, pensa em livros sobre livros sobre pó de livros. No entanto, há momentos em que esses estereótipos não são verdadeiros. Muitas escolas como a UC Berkeley, Harvard, Brown e muitas outras escolas da Ivy League têm bibliotecas maravilhosas, especialmente as bibliotecas do College of Science. Essas bibliotecas precisam ser equipadas com o que há de mais moderno em livros, periódicos e até equipamentos de laboratório para que seus alunos possam estar na vanguarda, com a infinidade de livros, vários bibliotecários com alto grau de biblioteconomia em ciência da informação e mídia científica. Embora muitas instituições respeitáveis de ensino superior tenham grandes bibliotecas e exércitos de bibliotecários para atendê-las, quais são algumas das melhores bibliotecas universitárias no que diz respeito às Bibliotecas de Ciências?
Brown University. A Biblioteca de Ciências da Brown University está localizada em 201 Thayer Street, Providence, Rhode Island. Eles apóiam o estudo das ciências puras como a matemática e a física, as ciências médicas como a medicina e a psicologia e as ciências da terra como a geologia. Eles têm eJournals para todos os seus ramos da ciência, ostentando 40.000 fontes de 150 países. Seu bibliotecário-chefe, Frank Kellerman, pode ser contatado pelo site onde um widget do AIM é visto. Eles têm bancos de dados para Matemática Aplicada e Pura, como o Catálogo Online da European Mathematical Society, Zentralblatt Math Database e o banco de dados MathSciNet para matemática aplicada. Para estudos geológicos, eles têm GeoRef, Science Direct, um índice abrangente de MicroPaleontologia e um banco de dados de abstratos mineralógicos. Para suas Ciências Médicas, como Psicologia, eles têm PsycARTICLES, PubMed, PsycInfo e uma lista de Linguistics-Behavior Abstracts.
Bibliotecas científicas de Harvard. O mais antigo e provavelmente o mais famoso instituto de ensino superior da Europa tem influência mais do que suficiente para afirmar que sua biblioteca é, de fato, bem abastecida, atualizada e pioneira. Sua Biblioteca de Ciências se dedica a tudo, de Ciências Gerais a Zoologia, de Antropologia a Horticultura. Eles têm vários catálogos disponíveis online e no campus. Por exemplo, seu Catálogo de Ciências Gerais, a Cabot Science Library, oferece 160000 materiais de referência e leituras extensas. Para o catálogo da Countway Library of Medicine, oferece 210000 títulos de livros e 3000 títulos de periódicos com ótimas referências. A Harvard Forest Library possui 24.500 volumes e 150 periódicos. Para antropologia, a Biblioteca Tozzer oferece e cobre todos os subcampos da antropologia. Da Arqueologia à Antropologia Social, da Antropologia Cultural à Antropologia Médica, respectivamente.
Universidade de Yale. Outra escola da Ivy League, a biblioteca da Universidade de Yale oferece uma biblioteca online de livros e manuscritos raros, uma biblioteca de faculdades cristãs da China, uma extensa biblioteca jurídica que inclui os debates da Convenção Federal de 1787, relatada por James Madison, material de julgamento de Nuremberg, tratados diplomáticos entre a Europa e a Europa e as obras de Jefferson, entre outros.
Quase não há ninguém no país que tenha feito o ensino superior e não tenha ido à biblioteca. Você também sabe que estar lá às vezes é frustrante, especialmente para encontrar uma boa fonte de livro ou referência de que você precisa, especialmente se for a última. À medida que Biblioteca e Ciência da Informação cresce como curso viável, as aplicações das quais são repassadas às próprias bibliotecas, ajudando alunos, professores, pesquisadores e até ex-alunos em sua busca por uma educação maior e superior.