Os formatos de vídeo estão sempre sendo atualizados para formatos menores e mais portáteis. Aconteceu com discos laser, VHS e VCD. Hoje em dia, o formato de vídeo padrão é o DVD, que pode armazenar muitas informações de áudio a vídeo. Isso significa que as informações armazenadas no formato DVD têm um som muito melhor e uma resolução mais clara.
Todo mundo tem uma coleção de vídeos caseiros em casa. A maior parte guardada em fitas VHS e empilhada em prateleiras mais altas do que um homem na sala de estar. Converter essas memórias preciosas em DVDs menores e mais fáceis de armazenar é bastante fácil, desde que você tenha os programas apropriados em seu computador.
Você precisará do seguinte:
Uma unidade de gravação de vídeo. (Sua câmera de vídeo antiga ou uma máquina VHS) Cabos AV Computador
Certifique-se de que as fitas VHS estão limpas! O armazenamento inadequado de fitas VHS pode causar o aparecimento de mofo na fita interna. Você precisa limpá-los, pois qualquer sujeira na fita pode danificar a câmera ou o reprodutor de VHS. Também produzirá imagens sujas e granuladas que o computador captará. Certifique-se de limpar a cabeça do reprodutor de VHS também. O cabeçote lê as informações armazenadas na fita e transmite as imagens nela contidas para a TV ou, neste caso, para o computador.
Verifique novamente as configurações de sua câmera. Certifique-se de que o vídeo analógico da câmera seja da mais alta qualidade possível. As falhas no vídeo original poderiam ser ampliadas muito no processo de codificá-lo e convertê-lo em DVD.
Conecte a unidade de vídeo ao computador. Pegue os cabos AV e conecte a câmera ou a máquina VHS ao computador. Basicamente, o que você está fazendo é fazer uma ligação entre os dois.
Capture as informações do VHS para o computador. Hoje em dia, os computadores já têm um software de captura de vídeo integrado. Os computadores Mac têm o iMovie, enquanto o PC tem o Windows Movie Maker. Basta ligar esses programas e ir ao menu "Importar" para converter o filme VHS em um arquivo legível por programas de computador.
Salve em um formato de arquivo legível de DVD. Depois de importar as informações do VHS, simplesmente salve-as em um formato de arquivo como.avi,.mp4 ou.wmv. Basicamente, o que você está fazendo é converter um arquivo de vídeo em um arquivo de computador que pode ser reproduzido em reprodutores de vídeo digital.
Grave em DVD. Agora que você obteve as informações em um formato de arquivo legível, a próxima coisa a fazer é gravá-las em um DVD. A maioria dos computadores possui software de gravação de DVD como o Toast Titanium. Basta usar qualquer software de gravação disponível no computador.
A maioria dos DVDs contém pelo menos 4 GB de espaço de armazenamento. Se você for modesto com os formatos de arquivo em que salva seus arquivos VHS, deverá ser capaz de armazenar várias memórias em alguns DVDs e armazená-las com mais eficiência.
As memórias são sempre melhores se você puder revivê-las com seus entes queridos. Sua lembrança dessas memórias preciosas não deve ser prejudicada por tecnologias e formatos de arquivo que progridem rapidamente.