Deixar cair um telefone celular na água é causa de pânico, porque pode significar um reparo ou substituição caro. Mas um telefone celular molhado nem sempre equivale a um sistema danificado. Na verdade, se você agir rápido, você pode salvar um celular molhado de uma aposentadoria precoce. Aqui está o que você deve fazer.
Recupere o telefone celular. Quanto mais tempo ele fica imerso na água, mais danos o celular pode sofrer. Portanto, assim que puder, resgate-o da fonte de água. Isso é fácil se o celular cair em um copo ou balde d'água. Mas se você o deixou cair acidentalmente no vaso sanitário ou em uma piscina, certifique-se de usar utensílios para removê-lo. Lembre-se de nunca colocar sua saúde ou segurança em risco apenas para recuperar um telefone celular.
Desconecte a bateria. A bateria é uma fonte de energia que, se conectada a um telefone celular molhado, pode causar sérios danos. Portanto, remova-o o mais rápido possível. Seque com papel toalha e reserve. Remova o cartão SIM e seque-o completamente. Em casos gerais, o cartão SIM tem uma boa chance de sobrevivência.
Remova o máximo de líquido possível. Você pode fazer isso de duas maneiras. Primeiro, seque o telefone celular com toalhas de papel. Certifique-se de alcançar todas as peças. Você pode usar cotonetes para buracos, cantos e áreas de difícil acesso. Em segundo lugar, sacuda a água do telefone celular. Mas certifique-se de não agitar vigorosamente para evitar que a água restante entre nas outras partes. Quando não houver mais água saindo do telefone, prossiga para a próxima etapa.
Use um aspirador. O aspirador ajudará a dissipar a umidade, mas certifique-se de mantê-lo a vários centímetros do telefone celular. Aspire o celular por cerca de 20 minutos ou mais se ele ficar submerso em água por um período mais longo. Lembre-se de não usar secador de cabelo, pois ele permite que a umidade vaze para outras partes do celular, podendo causar mais danos.
Coloque o telefone em uma tigela de arroz cru. O arroz cru pode secar a umidade que permanece dentro do telefone celular. Para usar, basta colocar o celular em uma tigela e cobrir com arroz cru. Deixe-o ali por pelo menos 12 horas. Você também pode usar dessecantes no lugar do arroz cru. Coloque os dessecantes em uma sacola junto com o telefone celular. Mesmo assim, deixe o celular na bolsa por 12 horas. Os dessecantes podem ser encontrados em frascos de remédios, caixas de sapatos e embalagens de alimentos.
Seque o celular pelo tempo que for necessário. Se o telefone estiver muito molhado, seque-o por mais de 12 horas. Quando tiver certeza de que as partes internas já estão secas, coloque a bateria e ligue o celular. Deve funcionar novamente após a secagem. Se não, deixe um profissional dar uma olhada. Nunca tente abrir e consertar o celular sozinho, a menos, é claro, que você saiba muito bem como fazer isso.