Cabos de amplificador e subwoofer para um home theater
Giovana Zambrano
• 4 min de leitura
Aprenda a identificar os melhores cabos para produzir um bom som em seu home theater.
Uma das coisas mais difíceis de configurar em um home theater é o sistema de alto-falantes. Você tem que saber exatamente de quantos itens vai precisar, de que marca ou marca você precisa, onde vai colocá-los em sua casa e de quais cabos e seus comprimentos você precisa para o processo de instalação. Com esses fatores a serem considerados, não é de admirar que muitas pessoas errem na primeira vez.
A localização é tudo. Procure cabos com sistema de identificação; geralmente tem codificação de cores, que rotula canais e fases. Organizá-los é essencial para uma conexão sem erros dos muitos alto-falantes necessários em um home theater. Os alto-falantes principais esquerdo e direito devem sempre ter o mesmo comprimento de cabo para evitar recepção de áudio desequilibrada. Colocar o amplificador e os subwoofers muito perto do sistema seria uma má ideia, pois eles estão sujeitos a feedback acústico causado por vibração.
Os amplificadores devem ter um cabo mais longo, ou pelo menos mais longo do que os alto-falantes principais, porque são mais vulneráveis a feedback indesejado de outros dispositivos de áudio, até mesmo telefones celulares, causando perda de som ou degradação da qualidade. Quanto ao subwoofer, ele deve sempre ficar próximo ao amplificador para melhor qualidade, mas não muito próximo, novamente, apenas para evitar feedback desnecessário do sistema.
O alto-falante que produz o som de graves alto e característico é o subwoofer. Ele amplifica usando apenas baixas frequências da fonte de áudio. A única diferença entre os dois é que sem o amplificador, o subwoofer seria inútil.
De que cabos precisamos para conectar um amplificador a um subwoofer em um sistema de home theater? Primeiro, devemos levar em consideração que tipo de sistema de home theater vamos usar. Assim que soubermos, a identificação do cabo ocorreria sem problemas.
Compre um cabo de alto-falante com uma bitola grande. Lembre-se de que quanto menor o medidor, maior o condutor interno que pode atender à potência necessária dos sistemas de home theater atuais. O mesmo processo vale para os cabos a serem usados nos amplificadores e subwoofers.
Compre o melhor cabo que puder. O nível ideal dos cabos que você planeja usar deve, pelo menos, estar no mesmo nível dos alto-falantes e aparelhos que você vai comprar. Tente aumentar seu orçamento para cabos porque você pode economizar dinheiro na compra de outro conjunto de cabos (em caso de danos, é claro).
Obtenha cabos com identificação de canal. Isso reduzirá o incômodo de adivinhar onde você deve conectar os cabos. Ter diagramas do sistema de home theater também ajuda, desde que você compre cabos que sejam compatíveis com ele.
Certifique-se de que os cabos tenham conectores banhados a ouro 24k. Isso proporciona a transferência de sinal ideal e garante uma conexão segura a todas as tomadas. Quanto ao uso de fios de cobre expostos, eles só ficam melhores durante os primeiros meses após a compra. Embora os banhados a ouro sejam um pouco mais caros do que os de cobre, eles podem evitar danos indesejados devido à oxidação. Com danos, você precisa comprar outro conjunto de cabos. Isso pode custar-lhe muito dinheiro.
Ter amplificadores e subwoofers em seu sistema de home theater melhorará drasticamente a qualidade do entretenimento que você obterá sempre que usar os componentes. Espere uma saída de som melhor na próxima vez que assistir a um filme.