Uma casa não está completa sem um sistema de som. Na verdade, é uma das coisas em que as pessoas colocam muito dinheiro. Se você é um daqueles audiófilos ou está apenas começando a se interessar por um aparelho de som, perceba que é um grande desafio montar um aparelho de som. Muitas coisas devem ser consideradas e um pouco de conhecimento técnico é necessário. Mas embora seja esse o caso, montar um sistema estéreo é bastante gerenciável. Aqui estão algumas dicas.
Entenda que o sistema estéreo pode ser muito caro. Um sistema estéreo é acima de tudo um sistema elétrico e, portanto, requer uma grande soma de dinheiro. Alguns podem custar centenas de dólares, enquanto outros podem custar até milhões. Portanto, antes de procurar um sistema estéreo, determine quanto você está disposto a gastar. Dessa forma, você pode restringir suas escolhas e se limitar apenas àquelas que você pode pagar.
Invista em alto-falantes. Ao instalar um sistema estéreo, os alto-falantes são as primeiras coisas que você deve procurar. Isso ocorre porque os alto-falantes determinarão a quantidade de potência necessária de um receptor ou amplificador. Lembre-se de verificar os alto-falantes em que está interessado. Ouça músicas variadas usando os alto-falantes e descubra como eles soam em todos os gêneros musicais. Considere também o tamanho dos alto-falantes. Especialmente se você tiver espaço limitado, não vai querer trazer alto-falantes enormes para casa.
Procure um receptor. O receptor funciona como mediador do sistema. Ele passa a entrada de áudio do seu player para os alto-falantes e fornece aos alto-falantes a energia de que precisam. Ao escolher um receptor, observe sua entrada de energia. Certifique-se de que ele pode suportar os requisitos de energia dos alto-falantes.
Considere comprar um amplificador. Alguns receptores têm amplificador embutido, outros não. Você pode se virar sem um amplificador, embora seja necessário se você deseja ter uma experiência musical extraordinária. Os amplificadores permitem melhorar a saída de áudio ao controlar a qualidade do som. Há duas coisas a serem consideradas ao escolher um amplificador: THZ e resposta de frequência. THD (Total Harmonic Distortion) é o nível de distorção do som quando o som é amplificado. Um bom amplificador tem uma classificação de THD de 0,1% ou menos. A resposta de frequência, por outro lado, é a faixa de som produzido. O melhor amplificador pode produzir som de 20 Hz a 20000 Hz.
Escolha um jogador. Player, ou entrada de áudio, é onde você alimentará o som. Pode ser um CD player ou MP3 player. Você não precisa comprar um novo jogador se já tiver um. Você só precisa conectá-lo ao receiver, que será conectado aos alto-falantes.
Existem muitas lojas de eletrônicos para visitar. Na verdade, suas opções podem ser totalmente opressivas. Mas você não precisa visitar todos eles. Escolha apenas as lojas que você acha que têm uma variedade de produtos de qualidade. Se seu orçamento estiver baixo, você pode considerar ir a lojas de pechinchas e brechós. Alguns deles podem vender componentes de sistema estéreo usados que ainda podem ser usados. Se você tem um grande orçamento para um aparelho de som, considere ir a lojas especializadas e sofisticadas. Eles geralmente têm marcas e modelos reconhecidos mundialmente.