Existem muitos tipos diferentes de sistemas de som disponíveis no mercado hoje, com cada sistema de som sintonizado exclusivamente para a pessoa que o compra. Você não precisa ser um audiófilo obstinado para entender os conceitos básicos de som e acústica, tudo o que você precisa saber é como deseja que seus alto-falantes soem, considerando o tamanho e a orientação da sala, bem como o tipo de você precisará dele, ou seja, para uma configuração de home theater ou apenas para uso puramente de áudio.
Os sistemas de alto-falantes básicos são configurados com o orçamento em mente. Esses sistemas normalmente têm menos componentes para promover o fim do orçamento da equação, e obter os componentes básicos apenas permitirá que você economize e gaste mais nas partes mais importantes do sistema que você pode precisar no futuro. Ao construir seu sistema de alto-falantes básico, não se deixe enganar pelo pensamento de que mais alto-falantes sempre serão melhores. Lembre-se, você quer buscar clareza, não apenas amplificação. Encher o seu sistema com muitos alto-falantes resultará em muitas interações prejudiciais entre esses alto-falantes individuais. O pior é que o cancelamento do som pode ocorrer e você não obterá valor suficiente pelo seu dinheiro. Você pode começar com um conjunto básico de componentes, normalmente 60 Hz para bons tweeters e alto-falantes de médio porte.
Unidade principal básica
Você também vai querer comprar uma unidade de cabeça básica, capaz de tocar sua música em uma variedade de formatos diferentes. Escolha sabiamente, pois você deseja uma unidade principal que seja muito adaptável a diferentes usos e necessidades.
O amplificador também pode ser considerado um dos principais componentes do sistema de alto-falantes. Você vai querer um bom amplificador que possa suportar a carga de ter vários alto-falantes conectados a ele em níveis de som variados. Lembre-se - se você sobrecarregar seu amplificador, terá uma cratera fumegante que costumava ser a fiação de seu amplificador. Certifique-se de compensar a carga que seus alto-falantes irão suportar comprando um amplificador bom e estável com ampla potência.
Sistemas básicos de alto-falantes de baixo
Os sistemas básicos de alto-falantes de baixo dependem principalmente do tipo de subwoofer que você compra e também do amplificador. Em casos como esse, certifique-se de comprar um subwoofer que tenha um "baque" rico e profundo, pois isso se tornará a base para os tons mais grossos do seu sistema. Mais uma vez, certifique-se de que o amplificador que você comprou será capaz de suportar a potência exigida pelo seu subwoofer; caso contrário, você pode acabar com mais problemas do que quando começou.
Depois de aprender o básico sobre o sistema de alto-falantes, experimente com diferentes tipos de música. Se esta for uma configuração de home theater, tente assistir a diferentes tipos de filmes e experimentar as configurações de agudos, graves e surround em seu amplificador. Reorganize as posições das caixas acústicas conforme necessário e tente ouvir a acústica da sua sala e como você pode usá-la a seu favor. Se você estiver configurando um sistema de alto-falantes de carro, leve o sistema para dar uma volta e experimente diferentes tipos de música também. Embora a área para mover os alto-falantes seja limitada, você pode usar o amplificador e a unidade principal para ajustar as configurações do sistema de alto-falantes conforme achar necessário.