Como comparar modelos de mapas de cobertura e avaliações?
Sra. Isabella Ivana Lovato
• 3 min de leitura
Mapas de cobertura são ferramentas que as pessoas usam para saber se uma determinada área está sendo atendida por estações de comunicação. Inclui estações de rádio, redes de televisão, redes de telefonia móvel e redes de satélite. Os mapas de cobertura são fornecidos principalmente pelas redes para orientar seus clientes e possíveis clientes sobre seus serviços. Eles exibem informações valiosas sobre as áreas em que a rede está oferecendo uma boa recepção em condições normais. Muitas empresas apresentam seu software de cobertura online, como mapas de cobertura da Sprint, NFL, Verizon, Singular e Nextel.
Chamadas de atendimento ao cliente
Sem a existência de mapas de cobertura, os consumidores não teriam noção dos serviços de um provedor. Por outro lado, o provedor gastará muito dinheiro e recursos em ligações de atendimento ao cliente para responder às suas dúvidas. Com a utilização de softwares de cobertura, a busca por informações sobre cobertura de serviços ficará mais fácil para consumidores e prestadores de serviços.
Embora os mapas de cobertura atendam a um propósito para os clientes e fornecedores, existem muitos tipos ou modelos desses mapas. Sim, seu propósito geral pode ser o mesmo, mas as informações fornecidas para um tipo de mapa podem ser diferentes das demais. Aqui estão alguns exemplos:
Mapa de cobertura de satélite. Nesse caso, costuma ser chamada de pegada. Na verdade, isso rastreia qualquer satélite presente no céu. No entanto, não pode ser preciso porque não significa que quando um satélite estiver em sua linha de visão, você receberá sinais dele. Isso nunca pode ser uma garantia. Isso ocorre porque as antenas dos satélites são direcionais. Outra ferramenta é necessária para verificar se você está coberto por um determinado satélite. Um site útil na determinação de sinais de satélite é o SatBeam.
Mapa de cobertura celular. Esse mapa de cobertura celular também é chamado de mapa de cobertura GSM. A cobertura GSM representa os sinais do Global System for Mobile Communications. Na verdade, essa ferramenta é usada por muitos usuários de telefones celulares. Mapas de cobertura Singular, Verizon, Sprint e Nextel são alguns exemplos de mapas de cobertura celular.
Mapa de cobertura de rádio e televisão. O mesmo com o software de cobertura de celular, esse tipo de mapa de cobertura determina as áreas de serviço de cobertura de certas estações de rádio e redes de televisão. Embora a maioria das pessoas tente verificar a disponibilidade do serviço por tentativa e erro em seus aparelhos de rádio ou televisão, o software de cobertura pode ser uma ótima ferramenta para facilitar um processo cansativo.
Além disso, uma vez que os rádios não são tão procurados hoje em dia, em comparação com antigamente, o uso de mapas de cobertura de rádio não é tão alto. Mesmo com a televisão, a existência de operadoras de cabo para fornecer sinais aos clientes impede que as pessoas utilizem o serviço.
Ainda assim, com a existência e elaboração de mapas de cobertura, nenhuma dúvida sobre as áreas de serviço fica sem resposta. Além disso, como esses mapas de cobertura podem ser visualizados online, muitas pessoas têm acesso a essa importante informação. No final, os mapas de cobertura são ferramentas úteis e necessárias na indústria de comunicação.