Como converter VHS para DVD - Transferindo fitas VHS?
Sérgio Gonçalo Nunes
• 4 min de leitura
Para a maioria das pessoas, foi o CD de vídeo (VCD) que representou a morte lenta dos videocassetes e de seus antigos companheiros - as fitas VHS. E depois vieram os aparelhos de DVD, e agora os aparelhos de Blu-ray, que praticamente liberaram a guilhotina pelo pescoço da fita VHS. Portanto, o VCR-VHS está praticamente acabado. Mesmo assim, alguns de seus filmes favoritos ainda podem estar em fitas VHS e nesse formato. Se fossem filmes raros produzidos por empresas há muito tempo desfeitas, é provável que você não encontre mais os formatos VCD, DVD ou Blu-ray desses filmes. Ou, se você tiver muitas gravações pessoais - reuniões familiares, ocasiões especiais, eventos especiais - que você gravou há muito tempo em uma fita VHS, talvez você não consiga mais visualizá-los. Existe uma maneira de transferir essas gravações para os formatos mais recentes, como VCD ou DVD. O jeito é converter as gravações do formato analógico para o digital. Este artigo descreve o processo de conversão de gravações VHS para o formato DVD.
Use um serviço profissional. A maneira fácil de converter suas gravações VHS para outros formatos digitais, como VCD ou DVD, é convertê-las por uma empresa de serviços profissionais que ofereça conversões digitais. Existem vários deles por aí. Muitas empresas de cobertura de vídeo também oferecem esse tipo de serviço. Você pode querer verificar na sua vizinhança esses serviços. Essa opção, entretanto, pode ser boa se você tiver apenas uma ou duas fitas VHS que precisam ser convertidas. Mas, se você tiver muitos deles, continue lendo para outras opções.
Outra opção é usar um gravador combo VHS / DVD. Este é um aparelho que, entre outras coisas, foi projetado especificamente para converter gravações VHS para o formato DVD e, em seguida, gravar a gravação em um DVD virgem. Se você pretende converter suas fitas em massa, essa pode ser uma opção menos dispendiosa do que o serviço profissional.
Uma terceira maneira de converter seu VHS em DVD é fazer você mesmo. Para isso, você precisará de duas peças essenciais de hardware. O primeiro é um player VHS. A segunda é uma placa conversora que converte sinais analógicos em sinais digitais. Em muitos casos, a maioria das placas de sintonizador de TV ou placas de captura de vídeo têm esse recurso. Eles também não custam uma fortuna. Tudo o que você precisa fazer é conectar o player VHS à placa sintonizadora de TV ou capturar o vídeo por meio de cabos RCA. Em seguida, use o software que acompanha a placa de captura de vídeo para capturar o vídeo e salvá-lo como um arquivo MPEG.
Procure um software de conversão. Alguns programas de software de interface de placa de vídeo também têm um recurso embutido para converter o vídeo capturado em formato de DVD ou qualquer outro formato que ele reconheça, como AVI e WMV. Se o software da placa de vídeo não tiver esse recurso, você precisará procurar um software de conversão online. Existem muitos desses programas que você pode usar gratuitamente.
Depois de capturar o vídeo e convertê-lo para o formato digital, agora você pode gravar seu arquivo em um DVD em branco e no formato de DVD. Novamente, existem muitos títulos de software livre que você pode usar para isso. Existem também softwares comerciais muito bons que podem realizar essa tarefa. Um bom exemplo é o Nero, que também pode gravar outros arquivos de formato em discos.