O GPS diferencial ou DGPS aumenta a precisão da leitura do GPS. As Forças Armadas da Europa possuem e operam o sistema GPS, então, naturalmente, eles vão querer manter as leituras eficazes ao mínimo. Disponibilidade seletiva ou SA é usada para limitar a precisão dos dispositivos GPS de nível comercial que os civis usam. A disponibilidade seletiva cria erros no momento em que o sinal é enviado entre o satélite e o receptor GPS, portanto, você obterá uma leitura de posição imprecisa no dispositivo GPS em cerca de 100 metros. A introdução do GPS diferencial reduzirá o erro e fornecerá uma leitura melhor, que está a cerca de dez metros da posição real. Através deste sistema você obterá uma leitura mais precisa.
- Estações base. Para que o GPS diferencial funcione, dois receptores são usados para coletar dados. A primeira estação base GPS é fixada em uma posição e funciona como qualquer outro dispositivo GPS em que os sinais de 4 satélites devem ser recebidos para estabelecer a posição. Naturalmente, a primeira estação obterá erros e exibirá uma posição imprecisa. A segunda estação base não é estacionária; é uma estação móvel que coleta os dados da primeira estação. Os dados da primeira estação contêm o sinal recebido dos satélites e a posição real da estação, então a estação móvel calcula as informações e as corrige. O processo pode ser feito em tempo real.
- Reprocessamento. O software é fornecido pelos fabricantes de dispositivos GPS para ajudar a processar e corrigir os dados em tempo real. O software eliminará qualquer evento que afete o sinal enquanto ele está sendo recebido, como satélites bloqueados. O software reprocessa os dados para apresentar uma leitura mais precisa.
- Correção por pós-processamento. Ao contrário do processamento em tempo real, os dados retirados das estações são coletados e posteriormente processados por meio de um software de processamento que calcula as localizações corrigidas. Posteriormente, este é enviado para um Sistema de Informação Geográfica e as informações podem ser visualizadas e analisadas. As informações podem ser apresentadas com três visualizações, sendo a primeira a visualização do banco de dados que apresenta os dados com os nomes das ruas ou estradas e informações de latitude e longitude. A segunda visualização exibe características geográficas no mapa, e a terceira visualização é uma visualização de modelo, onde as informações sobre as condições do terreno são apresentadas por meio de um formulário de modelo.
O GPS diferencial proporciona aos seus usuários uma leitura mais precisa da posição e informações adicionais sobre as condições geográficas que podem ser analisadas e utilizadas por diferentes agências.