Como usar maneiras naturais de induzir o parto com segurança?
Gonçalo William Mota Borges
• 3 min de leitura
Gravidez, trabalho de parto e parto são os melhores momentos de ser mãe. Sim, eles são dolorosos, mas você consegue sentir a proximidade e o vínculo que você e seu filho compartilham. Os bebês saem quando estão prontos. Contanto que estejam no período integral, eles podem sair em seu próprio tempo. Tudo o que as mães podem fazer é esperar. Mas às vezes há circunstâncias que não permitem quando o bebê quer sair. Nesses casos, o parto deve ser induzido para evitar quaisquer implicações graves para você e seu bebê. Se você já passou alguns dias da data prevista para o parto, o trabalho de parto deve definitivamente ser induzido porque há uma grande chance de o bebê engolir seu próprio mecônio ou seu cocô. Bebês atrasados têm uma tendência maior de fazer cocô no útero. Existem maneiras de induzir o parto naturalmente. Embora os medicamentos ajam mais rápido, as formas naturais são mais seguras.
Faça sexo com seu marido. Sim, por mais incomum que possa parecer, o sexo pode ajudar a induzir o parto. Quando você chega ao orgasmo, os músculos uterinos se contraem e as prostaglandinas do sêmen de seu marido amadurecem o colo do útero, o que significa que ele está preparado para se abrir. Contanto que sua bolsa de água ainda não tenha se quebrado, ainda é seguro fazer sexo, mesmo quando você está para dar à luz.
Tome um banho quente. Prepare a banheira e encha-a com água morna, coloque um pouco de óleo perfumado e acenda velas. Relaxe os músculos e libere a tensão que a gravidez trouxe sobre você nos últimos nove meses. Tomar um banho quente também irá aliviar sua mente e prepará-la para o parto. Quando sua mente e seu corpo estão relaxados, o parto virá naturalmente.
Ande pela casa. Isso fará com que seu bebê desça um pouco mais pela barriga, deixando-o pronto para sair. Se você já está sentindo contrações leves, caminhar pode ajudar a acelerar as coisas.
Medite. A meditação relaxa a mente e prepara você para o parto. Visualize uma cena em que você está dando à luz e dando as boas-vindas a seu filho neste mundo. Não pense no trabalho de parto e no parto como um processo muito doloroso, mas sim em maneiras de ver seu filho após os nove meses.
Estimule seus mamilos. Esse processo libera ocitocina, que causa contrações. Sua parteira ou enfermeira podem fazer isso por você, se você não souber como.
Fale com seu bebê. A comunicação entre mãe e filho, mesmo quando a criança ainda está na barriga, é essencial. Isso forma o vínculo que você terá quando ela vier a este mundo. Fale com ela, encoraje-a e peça-lhe para não incomodar você ao dar à luz.
Quando você sentir os primeiros sintomas do trabalho de parto, não espere muito até chegar ao hospital ou centro de parto. Há uma chance de você não chegar a tempo e dar à luz no caminho. Embora seja um momento memorável, não é seguro para você, principalmente para o bebê. Alguns dias antes da data do parto, pegue uma sacola e prepare as coisas que você e o bebê precisarão durante sua internação. Sempre vale a pena estar pronto.