Seu namorado mantém você trancada a sete chaves? Ele fica com ciúmes quando outro cara olha na sua direção? Ele fica furioso quando você não atende o celular? Ele age como um bárbaro quando você está perto de outros caras? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, parece que você tem um namorado possessivo.
Caminhos de parte
Embora a atenção e a possessividade possam parecer muito lisonjeiras no início, eventualmente, você vai acabar se sentindo contido, reprimido e contraído. Você é uma mulher adulta e deve ser capaz de decidir por si mesma com quem quer sair e onde quer ir! Se o ciúme e a possessividade do seu namorado estão deixando você louca, é hora de se separar.
Lembre-se de que não se trata de você. A primeira coisa que você precisa lembrar sobre caras ciumentos e possessivos é que o ciúme deles vem de sua própria insegurança. Não é porque você se veste de maneira provocante ou atrai homens como moscas para um pote de mel (e mesmo se você fizer isso, e daí?!). Não há nada de errado com você além de ter um namorado possessivo. Se você quiser corrigir isso, entenda que é hora de se livrar do seu homem.
Seja firme em sua resolução. Ninguém tem nenhum direito sobre você, então você precisa colocar seu namorado possessivo no lugar. Se ele não pode respeitar sua independência, força e poder, você precisa mostrá-lo para fora da porta. Não importa o quão bonito, rico ou o quão atraente ele seja. Se você não está feliz com a possessividade dele e ele não está fazendo nada para mudar isso, você precisa seguir em frente. Evite ser influenciado por seus argumentos, ameaças, lágrimas ou qualquer culpa que ele tente impor a você. Se em seu coração e alma você sabe que ele não é o homem certo, siga em frente.
Corte todos os laços. Depois de terminar, pare de se ver. Não aceite suas ligações. Você pode até precisar bloquear seu endereço de e-mail. Desfaça-se dele em sua conta do Facebook. Você não tem obrigações para com ele e não precisa mais explicar você mesmo ou seu paradeiro a ele, então corte a conexão com ele.
Mude sua rotina. Se o seu namorado possessivo entrar em modo de perseguidor, você precisa agitar um pouco as coisas. Comece a comprar seu café em outro lugar. Pegue um ônibus ou uma rota diferente para o trabalho. Saia com amigos depois do trabalho em vez de ir direto para casa.
Estabeleça um refúgio seguro. Se for preciso, esconda-se na casa de um amigo ou peça a uma namorada que durma em sua casa durante os primeiros dias. Você precisa estabelecer um bom sistema de suporte que o faça se sentir seguro.
Liberte-se da culpa. Pare de pensar que você deve uma explicação a ele. Mude as fitas que você ouve em sua cabeça do que você deveria ou não deveria ser. Não é sua culpa que ele seja possessivo, nem é inteiramente sua culpa se o relacionamento terminou. O que quer que seu ex possessivo faça após o rompimento não é culpa sua e você não é responsável por suas ações.
Se seu namorado começar a perseguir você, ou se você sentir medo em sua presença, você precisa contar a alguém imediatamente. Proteja-se! Em alguns casos, ex-namorados ciumentos podem fazer o impensável e causar danos a você. Se for esse o caso, envolva a polícia e peça uma ordem de restrição contra ele.