Os filhos são o futuro não só dos pais, mas da sociedade. No momento, vemos muitos casos em que crianças ou alunos estão se tornando violentos e / ou têm pouco respeito pelos idosos ou instituições. Os pais têm dificuldade em controlá-los. Vejamos como as crianças podem ser criadas para, pelo menos, se tornarem cidadãos bons e responsáveis.
- Os pais devem dar tempo. Os pais devem dar tempo aos filhos. Sua ausência não deve ser compensada com brinquedos ou videogames para a criança. Se ambos os pais não podem dar tempo, pelo menos um dos pais deve passar um tempo considerável com seus filhos. Os pais devem observar e ajudar as crianças a comer, brincar e estudar. Com isso, o afeto e a intimidade se desenvolvem. Os pais desenvolvem confiança em seus filhos e os filhos também desenvolvem confiança em seus pais. Pais e filhos não tentam esconder nada um do outro, então todos os membros de uma família se comportam de maneira responsável e disciplinada. Quando as crianças crescem e entram na sociedade externa, elas assumem responsabilidade, confiança e disciplina com elas.
- Os pais devem se amar. Antes de plantar as sementes de confiança, responsabilidade e disciplina nos filhos, os pais devem desenvolver essas qualidades em si mesmos. Marido e mulher devem ter amor, afeto e confiança um pelo outro. Eles devem desenvolver responsabilidade para com a família e os filhos. Quando alguém se torna responsável, torna-se disciplinado.
- Os valores humanos são importantes. Quando as crianças aprendem a amar os pais e irmãos e a respeitar os mais velhos, também aprendem que os valores humanos são mais importantes do que os valores materiais. Eles desenvolvem bondade para com os outros e não se tornam violentos à menor provocação.
- As crianças não devem ser ambiciosas demais. Os pais não devem tornar seus filhos ambiciosos demais. Como as oportunidades são limitadas e a competição acirrada, quando os sonhos são destruídos, as crianças ou alunos se tornam violentos e, portanto, seguem meios antiéticos, cometem suicídio ou recorrem ao álcool ou às drogas.
- As crianças devem visitar o campo. Junto com as crianças, os pais devem visitar lugares naturais, campos ou parentes. A vida simples e laboriosa do campo e o calor dos parentes podem moldar melhor a natureza das crianças.
- As escrituras devem ser lidas. Por último, os valores morais e heróicos conforme escritos nas escrituras devem ser discutidos e contados às crianças. Em um determinado momento, de manhã ou à noite, as crianças devem recitar a oração e, se possível, praticar Yoga.
Os pais têm um grande papel na formação do caráter e do futuro de seus filhos.