Às vezes, você só precisa dizer não. Fazer isso pode ser mais difícil para você do que para a pessoa a quem deve dizer não. Se você tiver problemas para dizer não e precisar de uma ajudinha para recusar alguém, então há uma ajudinha. Quer você queira recusar um encontro, um emprego ou um projeto voluntário, as etapas são semelhantes. Siga estas dicas e você pode recusar alguém sem ferir os sentimentos.
- Conheça sua própria mente. Antes de dizer não, você precisa ter certeza. Se você estiver hesitante ou precisar de algum tempo para considerar sua decisão, peça um ou dois minutos antes de responder. Você não quer dizer não e depois se arrepender uma hora ou um dia depois.
- Considere os sentimentos envolvidos. Os sentimentos incluem o seu próprio e o da pessoa que fez a oferta. Se um homem está convidando você para sair pela primeira vez, considere o esforço e a coragem necessários para ele se aproximar de você. Pergunte a si mesmo se ele é do tipo que pergunta a todos se está genuinamente interessado em conhecê-lo. A resposta pode mudar sua mente. Se você ainda quiser dizer não, vá para a próxima etapa.
- Forneça uma resposta breve, mas concisa. Ao recusar alguém, você pode oferecer um simples "Não, obrigado" e pronto. Se desejar, pode adicionar um "Não estou interessado" ou um "Sinto muito, mas não posso ajudá-lo". Se essa resposta não for suficiente para a pessoa que está perguntando, você pode simplesmente dizer não e deixar por isso mesmo. Uma resposta breve diminui as chances de ser mal interpretado e dará ao autor da pergunta um entendimento claro se ele deve perguntar novamente no futuro.
- Evite dar desculpas. As desculpas só incomodam a todos. Não minta nem dê desculpas. Se você já está em um relacionamento, pode dizer ao autor da pergunta que já está apegado, mas não é necessário. Ao dizer não por outros motivos, você pode se sentir tentado a inventar desculpas, como um compromisso anterior para o seu trabalho, igreja ou família. Dar desculpas o tenta a mentir e mentiras são difíceis de manter quando você começa a jogá-las por aí.
Dizer não é desconfortável para a maioria de nós, porque odiamos ter que recusar alguém. Mesmo que você não tenha prazer em destruir os sonhos de alguém, não precisa dizer sim a todos que pedem um pouco do seu tempo ou interesse. Seguindo essas etapas, você pode recusar alguém sem esmagar ou machucar a outra pessoa.