Como comprar presentes de aniversário educacionais?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
As crianças sempre ficam tontas e ansiosas com a chegada do aniversário. Os presentes são o que os fazem se sentir assim, é claro. Dar brinquedos de presente de aniversário para crianças é uma coisa certa, mas, hoje em dia, a maioria dos pais gostaria de diminuir os brinquedos da arca e se concentrar mais em itens educacionais para seus filhos. Os pais querem que os filhos aproveitem a infância e, ao mesmo tempo, ensinam que aprender é divertido.
Escolhas populares de brinquedos educativos
O dilema é então deixado para o presenteador; deve ceder ao desejo do aniversariante de ter um brinquedo novo ou ao desejo dos pais de ter mais material didático para o filho? A solução definitiva para esse dilema é comprar um brinquedo bacana e, ao mesmo tempo, educativo! As escolhas populares de brinquedos educacionais são jogos de tabuleiro, kits de ciências, quebra-cabeças, livros interativos e videogames educacionais.
Faça o comemorador de aniversário se sentir especial, comprando um presente educacional que seja adequado aos seus interesses. Isso é muito fácil se a criança for um parente, um amigo da família ou alguém que vê seu filho todos os dias. Se não for esse o caso, é melhor perguntar aos pais quais são os interesses da criança. Seu filho gosta de música e artes ou de atividades cinestésicas? Assim que tiver essas informações básicas, você pode ir até a loja para a tarefa de compra. Pelo menos, agora você não terá que vagar pela loja e apenas se concentrar em presentes que atendam ao interesse da criança.
Se você tem filhos, traga-os em sua ida à loja. O que você acha que é legal pode não ser legal para as crianças hoje em dia! Será melhor pedir a opinião de seus filhos sobre o que está e o que não está na cena infantil. Uma palavra de cautela, porém, tenha cuidado para não deixar seus filhos derramarem o feijão para o aniversariante, se é que você me entende. Se você ainda não tem filhos, peça a um outro pai para acompanhá-lo. Pelo menos ela terá uma ideia geral do que as crianças podem gostar. Um pai também saberá, naturalmente, o tipo de presente que é divertido de brincar, mas não violento e educativo. Isso também será o mesmo se você conhecer pessoalmente um professor ou alguém que está trabalhando ativamente com crianças na maior parte do tempo. Se você não tiver alguém para acompanhá-lo, resta a opção de abordar o vendedor responsável. Normalmente, ele terá muito conhecimento sobre as características do brinquedo ou dispositivo educacional que você está de olho. Peça a ele para demonstrar como o brinquedo funciona. Por último, antes de ir direto para a caixa registradora com sua descoberta, faça estas considerações:
É apropriado para a idade?
Existem peças destacáveis que podem causar asfixia em crianças mais novas?
É sem chumbo?
A marca é confiável?
Existe um centro de garantia e serviço disponível (para dispositivos educacionais)?