Brigas entre filhos e pais são muito comuns. Embora discutir com seus pais não seja nada recomendado, haverá muitas situações em que você precisará expressar seus sentimentos, especialmente quando seus pais estão errados com suas decisões ou opiniões. Para que seus pais percebam e realmente ouçam o que você tem a dizer, você deve aprender a discordar adequadamente com seus pais. Aqui estão alguns passos simples que mostrarão como discutir com seus pais da maneira adequada:
Escolha quando discutir. Como diz o ditado, escolha suas batalhas com sabedoria. Saiba quando você deve discutir com seus pais ou não. É muito imprudente entrar em uma discussão acalorada quando você sabe que o que está dizendo não é absolutamente certo. Se você continuar discutindo, mesmo sabendo que está errado, seus pais talvez não o levem a sério todas as vezes que você falar com eles, mesmo que você esteja certo. Não discuta por discutir.
Reconheça que você entende o que seus pais sentem. Quando estiver em uma discussão com seus amigos, certifique-se de informá-los de que você realmente entende de onde eles estão vindo. É importante para qualquer pessoa, especialmente para os pais, saber que as outras pessoas reconhecem o ponto para o qual estão se dirigindo. Nos casos em que você não entende o que eles estão tentando dizer, pergunte e esclareça melhor o que sua mãe ou seu pai estão tentando lhe dizer.
Expresse o que você sente depois de reconhecer o ponto de vista de seus pais. Organize seus pensamentos adequadamente e escolha suas palavras com cuidado. Você pode usar frases como "Eu sei que você se sente assim, mas..." Certifique-se de que seu tom seja educado e não acusatório ou ressentido. Mostre a eles que você respeita a opinião deles, no entanto, você também tem a sua própria.
Espere pacientemente pela resposta de seus pais. Não demonstre impaciência nem diga a seus pais que se apressem em dar uma resposta aos seus comentários. Não faça caretas ou revire os olhos enquanto espera por uma resposta. Reserve um tempo para pensar em qual será seu próximo passo, caso a resposta de seus pais não seja a que você deseja.
Converse com seus pais da mesma forma que você fala com seus professores ou chefe. Certifique-se de que todos os seus fatos estão corretos e precisos. Você deve parecer inteligente e maduro. Não deixe que suas emoções erradas o dominem. Às vezes, só porque você não quer aceitar a ideia de seus pais, você tem a tendência de gritar ou gritar na cara deles. Isso só levará a mal-entendidos.
Sempre haveria desentendimentos entre você e seus pais. É sempre importante que você seja respeitoso e expresse bem seus pensamentos ao discutir. É sempre aconselhável manter seu temperamento e emoções sob controle ao fazer suas opiniões serem ouvidas. Os pais ouvirão você, desde que você consiga expressar suas preocupações de maneira adequada quando for pego em uma discussão acalorada.