Aprendendo sobre os direitos do pai: direitos de custódia da criança
Dr. Emanuel Gustavo Zaragoça F
• 4 min de leitura
Obtenha dicas para ajudar pais solteiros a lidar com pais solteiros e muito mais
Se você é um pai dedicado que está tendo problemas para reconhecer os direitos de custódia de seus filhos, há ajuda disponível. No passado, a criação de filhos solteiros costumava ser considerada um dilema feminino. Hoje, os homens podem encontrar ajuda com a criação de pais solteiros de várias maneiras. Essas dicas devem ajudar os pais a aprenderem a compreender seus direitos de custódia.
ORGANIZAÇÕES Existe uma grande variedade de organizações que promovem os direitos dos pais. No entanto, vasculhar a maioria desses sites pode ser decepcionante; alguns fornecem mais informações retumbantes do que úteis. Eu localizei algumas organizações que oferecem bons conselhos.
O centro nacional de recursos dos pais (NFRC) oferece uma riqueza de informações. No site do NFRC, você encontrará um link para Fathers For Equal Rights, Inc. (FER). FER é uma divisão do NFRC e contém informações específicas sobre os direitos dos pais. Você encontrará ferramentas online, cursos, conselhos e muitas informações sobre os direitos do pai sobre os filhos.
O conselho dos direitos da criança (CRC) acredita que ambos os pais são importantes na vida de uma criança. Aqui, você encontrará informações sobre pensão alimentícia, aconselhamento, programas e questões jurídicas - apenas alguns dos tópicos encontrados neste site. Há também uma área de fóruns e uma seção sobre onde encontrar capítulos locais do CRC. Embora este site não seja específico para pais, ele fornece uma ampla quantidade de informações relevantes.
REVISTAS Fique atualizado sobre as últimas notícias e questões relacionadas aos direitos do pai, assinando uma revista masculina ou paterna. Está com pouco dinheiro? Verifique se uma biblioteca local possui ou não seu periódico favorito. Caso contrário, solicite-o - muito provavelmente, a biblioteca fará o pedido. As bibliotecas se esforçam para manter suas prateleiras abastecidas com uma variedade de publicações.
E-zines - revistas eletrônicas encontradas online - são outra opção. Muitos são de navegação gratuita e geralmente contêm recursos online. Você pode encontrar links para agências governamentais relacionadas e até mesmo advogados especializados em direitos do pai. Além disso, alguns e-zines oferecem fóruns para interação e suporte entre pares.
Um e-zine particularmente útil é a revista Fathering, que está repleta de recursos e informações para pais (solteiros e casados). A revista também possui uma área de fóruns que inclui temas sobre guarda e pensão alimentícia.
LIVROS Mesmo nesta era de tecnologia, não seria sensato descartar a leitura de livros. Ter um livro à mão é ótimo para encontrar informações rápidas e confiáveis (sem falar na passagem do tempo na sala de espera do médico). Os referidos sites contêm recursos, alguns dos quais em forma de livro. Procure nas bibliotecas de sua região livros sobre os direitos do pai. Fazer uma busca online pelo tópico produzirá um espectro de livros possíveis.
Em particular, um livro popular é Direitos do Pai: Um Guia Legal para Proteger os Melhores Interesses de Seus Filhos, de James J. Gross. O Sr. Gross é um pai, advogado, mediador e escritor que é convidado frequente no rádio e na televisão. Seu livro cobre todas as facetas envolvidas no processo de custódia.
Esteja você passando por um divórcio, tentando estabelecer a paternidade ou lutando pelos direitos dos pais anos após a separação, você pode alcançar seus objetivos. Um pai pode ser um modelo valioso na vida de uma criança. Faça o que for necessário para ser o modelo do seu filho. Os recursos encontrados neste artigo o ajudarão a conseguir isso.
Dicas rápidas:
Participar de um grupo como o Parents Without Partners pode fornecer o suporte de que você precisa.