Como se livrar dos pêlos encravados: Tratamento de pêlos encravados?
Paulo Bruno Fernandes
• 4 min de leitura
Aprenda maneiras de cuidar desse problema de pele
Certa vez, namorei um homem cujo apelido era "O Homem do Planeta Lento". O apelido não tinha nada a ver com sua rapidez de sagacidade, já que ele era afiado a esse respeito. A maneira como ele adquiriu esse apelido foi demorando muito para barbear o rosto. A razão? Você adivinhou: pêlos encravados.
Os pêlos encravados crescem através da pele circundante, e não através dos folículos. Esses pelos presos irritam a pele, às quais o corpo reage criando pápulas (pequenas elevações da pele) comumente conhecidas como inchaços de navalha. O método de meu namorado para resolver o problema era levantar meticulosamente a ponta de cada fio de cabelo acima de sua pele, usando algo semelhante a uma foto dentária. Como sempre acreditei que higiene pessoal é apenas isso - pessoal, nunca comentei sobre seu regime de barbear, embora me lembre de ter pensado comigo mesmo: "Puxa, tem que haver um jeito melhor." Existem dicas de cuidados com a pele que podem ajudá-lo a aprender como se livrar dos pelos encravados, mas a prevenção é a melhor solução para esse problema de pele. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitá-lo:
Esfoliação. A esfoliação remove a camada mais externa da pele (e as células mortas da pele) e, portanto, expõe o cabelo para que possa crescer para fora do folículo. Este é um ótimo tratamento para cabelos encravados.
Loções para a pele. Existem muitos produtos no mercado concebidos para prevenir os pêlos encravados, esfoliando a camada exterior da pele com produtos químicos. Freqüentemente, eles também contêm analgésicos e produtos calmantes para minimizar a irritação. Esfoliantes totalmente naturais, como o óleo da árvore do chá, também estão disponíveis.
Meios físicos. Esponjas de bucha e esfoliantes granulados para a pele usam meios físicos para esfoliar a camada externa da pele.
Navalhas. Lâminas de barbear especiais que deixam o cabelo mais comprido do que as lâminas tradicionais são outro método preventivo. Como a ponta do cabelo fica acima da pele, ele continua a crescer diretamente, em vez de voltar para a pele. A desvantagem, claro, é que essas navalhas tornam sua sombra das cinco horas mais parecida com um buraco negro das cinco, mas esse pode ser um pequeno preço a pagar pelo alívio.
Barbas e cavanhaques. A barba ou cavanhaque é uma solução completamente natural para os pêlos encravados. Se o seu local de trabalho (ou esposa) desaprova os pelos faciais, ou você não consegue deixá-los crescer sem se parecer com Gandalf, você ainda pode deixá-los crescer intermitentemente - digamos nas férias ou pelo menos em um fim de semana prolongado - para dar à sua pele um descanso do barbear.
Eletrólise. A eletrólise usa pulsos curtos de energia (geralmente eletricidade) fornecidos por uma sonda fina inserida no folículo, destruindo o cabelo naquele folículo específico. Quando você der uma olhada em seu rosto, verá que tem milhares de folículos capilares (entre 10000-30000), tornando a eletrólise uma boa opção para manchas problemáticas, mas uma solução improvável para todo o rosto.
Barbear. Sempre faça a barba na direção do crescimento dos pelos. Ao barbear o rosto, isso geralmente significa barbear para baixo nas bochechas, queixo e lábio superior e para cima no pescoço. Lembre-se de que todas as pessoas têm padrões de crescimento individuais, por isso, não faça a barba por alguns dias para dar uma olhada no seu se não tiver certeza. Barbear-se "contra a corrente" é uma das piores coisas que você pode fazer para os pelos encravados.
Boa sorte evitando pêlos encravados! Não falo com meu amigo há anos, mas escrever este artigo me faz pensar se eu deveria deixar uma linha para ele... "Como estão seus folículos?" Talvez não.