Há muito tempo que a reutilização de agulhas de tatuagem foi substituída pelo uso de descartáveis em conceituadas estúdios de tatuagem. Isso ocorre porque o uso de qualquer instrumento que tenha entrado em contato com fluidos corporais, como sangue, pode representar sérias ameaças à saúde dessa pessoa. Patógenos transmitidos pelo sangue podem ser transferidos de um indivíduo para outro se os procedimentos de segurança não forem seguidos. No entanto, se você é um artista iniciante que deseja praticar em sua própria pele, pode reutilizar as agulhas, desde que higienize seu equipamento corretamente. É importante lembrar que apenas ferver a agulha em água, embeber em álcool ou mesmo queimar as agulhas usadas com um fósforo não são medidas suficientes para esterilizar adequadamente as agulhas de tatuagem. Para poder destruir todos os organismos vivos que podem estar alojados nesses implementos, você precisa usar um esterilizador a vapor ou autoclave. Este equipamento usa pressão e calor extremamente altos para se livrar dos patógenos. Aqui estão as etapas que você precisa seguir para esterilizar e ser capaz de reutilizar com segurança uma agulha de tatuagem para seu próprio uso.
Compre uma autoclave. Procure uma loja de suprimentos médicos que armazene esterilizadores a vapor. Existem inúmeras lojas conceituadas que também permitem a compra online. Se você quiser encontrar a melhor oferta, converse com os proprietários das lojas locais de tatuagem e piercings. Eles podem saber de fornecedores que não estão listados nas listas telefônicas. Se você deseja comprar equipamentos de segunda mão, dê uma olhada em sites como o Craigslist e o eBay. Certifique-se de inspecionar o equipamento para verificar se ele está funcionando corretamente ou não.
Prepare a autoclave para uso. Antes de tocar em qualquer coisa, coloque luvas de látex esterilizadas. Limpe a autoclave lavando o interior com água. Remova todos os detritos presos no dreno. Usando uma solução comprada em loja, descalcifique o interior da autoclave de acordo com as instruções do fabricante. Esfregue o interior com uma escova de limpeza feita especificamente para autoclaves. Enxágue bem o equipamento. Deixe a água escoar e deixe o equipamento secar. Defina sua autoclave em uma área de trabalho nivelada. Coloque o botão de drenagem na posição fechada.
Lave e molhe suas agulhas de tatuagem usadas em alvejante.Use luvas de borracha e avental para esta etapa. Pegue as agulhas de tatuagem usadas e esfregue-as bem em uma solução de água e sabão. Enxágüe bem. Pegue uma pequena quantidade de alvejante e coloque em uma tigela pequena e rasa. Coloque as agulhas na tigela e deixe por alguns minutos. Após a imersão, pegue as agulhas com cuidado e enxágue mais algumas vezes.
Esterilize as agulhas no vaporizador. Despeje água quente na abertura da autoclave até chegar ao reservatório da borda. Coloque todas as suas agulhas na cesta da autoclave ou bolsa de esterilização e coloque-as dentro da máquina. Feche a tampa e prenda a trava. Ligue o vaporizador e ajuste o cronômetro para uma hora ou mais, dependendo das especificações da sua máquina. Assim que o ciclo for concluído, suas agulhas estão prontas para serem reutilizadas.
Existe um novo tipo de equipamento que pode ser usado para esterilizar seu equipamento de tatuagem. É chamado de limpador ultrassônico. Esta máquina utiliza ondas ultrassônicas para limpar até mesmo sujeira e micróbios invisíveis. Este equipamento também pode ser usado para esterilizar joias com diamantes, componentes eletrônicos, vidrarias e até frutas e vegetais.