Se você pretende costurar uma camiseta, deve primeiro traçar um padrão de camiseta. O sucesso de seu projeto sempre dependerá de quão bem você faz seu padrão. Portanto, é necessário que você tenha conhecimento para fazer essa tarefa corretamente. Do contrário, será impossível criar até mesmo uma única peça perfeita. Para ajudá-lo com esse propósito, siga as etapas abaixo para traçar um padrão de camiseta:
Coloque uma camiseta no papel. O primeiro padrão é para as costas da camisa. Deite a camisa voltada para cima sobre um papel padrão. Ao fazer isso, certifique-se de que a camisa esteja bem alisada no papel. Em seguida, dobre ambas as mangas para a frente da camisa e prenda-as no lugar. Tanto quanto possível, você deve usar uma camisa velha ao traçar um padrão. Embora usar uma camisa para traçar um padrão não signifique estragar a camisa, usar uma camisa velha é uma ideia mais prática.
Marque 1,60 cm em toda a camiseta. A única isenção é com decote. Marque todas as bordas da camisa na medida de 1,60 cm. Você pode usar um lápis ou alfinete para marcar isso no papel. Uma vez feito isso, corte o padrão seguindo as marcações no papel.
Faça um padrão diferente para a frente da camisa. Use o primeiro padrão para traçar o padrão da frente da camisa. Coloque o padrão recém-criado em um pedaço de papel diferente. Trace este padrão usando um lápis. Em seguida, corte em torno do padrão.
Corte o decote do seu padrão frontal. Corte o decote seguindo o formato da camiseta da modelo. Compare-o repetidamente com a camisa para garantir que cortou o padrão corretamente.
Trace outro padrão para as mangas. Dobre primeiro um pedaço de papel vegetal ao meio. Coloque a manga no papel dobrado voltada para cima. Suavize-o para garantir que está obtendo a forma e o tamanho corretos. Em seguida, marque uma medida de 1,60 cm ao redor das mangas, exatamente como fez ao criar o padrão das costas.
Marque a borda da cava no padrão. Ainda no papel, dobre a manga para expor a borda da cava. Em seguida, marque a linha da cava seguindo o formato da camisa adicionando outra medida de 1,60 cm para as costuras. Corte este padrão seguindo as marcações que você criou.
Crie um padrão diferente para a segunda manga. Este padrão é mais fácil de fazer do que a primeira manga. Você pode usar o padrão acabado para criar outro padrão para a segunda manga. Basta colocar o padrão acabado em um novo papel dobrado e traçá-lo com um lápis. Corte o padrão e certifique-se de que as duas mangas são idênticas em tamanho e forma.
Pode haver várias etapas quando se trata de traçar um padrão para uma camiseta. No entanto, se você der atenção a cada passo, você se verá criando um padrão perfeito para um projeto de camiseta. Lembre-se de que errar aqui não é uma opção. Um simples erro no método de traçado ou corte pode causar muitos problemas para o seu projeto. Portanto, antes de costurar sua camisa, certifique-se de traçar um padrão perfeito para ela.