Escolher uma tesoura para cortar o cabelo não é uma tarefa fácil. Isso ocorre principalmente porque sua escolha pode fazer ou quebrar o corte de cabelo desejado. Escolha a tesoura de corte de cabelo ruim e você obterá um acabamento desordenado e irregular e um cliente insatisfeito. Mas escolha o certo e você terá um corte de cabelo lisonjeiro, um cliente satisfeito e, possivelmente, um novo cliente. Você tem muitas opções no mercado, mas para eliminar a confusão que surge na hora de escolher uma tesoura para cortar cabelo, observe as dicas a seguir.
Considere o uso. As tesouras para cortar cabelo são classificadas com base em seus usos. Existem as chamadas tesouras de desbaste, também chamadas de liquidificador ou diluente, que são utilizadas para dar ao cabelo uma textura fina. As tesouras de modelagem, por outro lado, são usadas para fazer cortes mais finos e detalhados. Existem também tesouras para a mão esquerda, que são recomendadas para pessoas que usam a mão esquerda no corte.
Verifique a lâmina. Em primeiro lugar, certifique-se de que o par de sua escolha é de aço inoxidável. Um aço inoxidável é feito de carbono, ferro, cromo e outras ligas para tornar as tesouras de corte de cabelo resistentes à corrosão e à ferrugem. A dureza também é outro fator. Um metal duro garante que a lâmina permaneça afiada e eficiente por um período muito mais longo. Lembre-se, entretanto, de que o metal mais duro não faz necessariamente a melhor tesoura. Para lhe dar uma dica, procure uma tesoura com a etiqueta Aço Inoxidável 440 (ou Aço Japonês); tem a dureza certa e é universalmente aceita como a melhor tesoura para corte de cabelo. Observe também o comprimento da lâmina. Se você precisar fazer cortes detalhados, você precisa de uma tesoura com lâmina curta. A lâmina longa é usada para cortar cabelos grossos e fazer técnicas de corte de lâmina. As lâminas também são chanfradas ou convexas. As lâminas chanfradas são usadas para obter cortes em camadas e cônicos, enquanto as lâminas convexas são usadas para fazer cortes limpos e uniformes.
Observe as alças. Geralmente, há dois tipos de alças: pares e deslocados. Até as alças têm orifícios para os dedos do mesmo tamanho. Tesouras mais antigas geralmente têm cabos uniformes e são usadas por estilistas mais velhos. Diz-se que as alças deslocadas são mais confortáveis de usar do que as alças pares, principalmente porque o orifício para o polegar é ligeiramente menor do que o orifício para o dedo. Além de serem mais fáceis de usar, também promovem um movimento mais suave das mãos.
Mantenha o preço em mente. No que diz respeito a tesouras de corte de cabelo, um preço barato geralmente equivale a uma qualidade inferior. É por isso que os especialistas recomendam comprar tesouras de corte de cabelo de alta qualidade. O custo inicial pode ser bastante alto, mas pode garantir uma tesoura que pode durar anos. Compare isso com um par inferior que provavelmente se aposentará após alguns meses e deverá ser substituído por um novo. Conforme você segue em sua carreira, você deve ter uma coleção de tesouras para ajudá-lo a conseguir diferentes estilos de cabelo, e substituir um par com defeito um após o outro simplesmente não ajuda sua coleção a crescer.
Seja muito meticuloso ao escolher uma tesoura de corte de cabelo. Lembre-se de que um par ruim pode causar pontas duplas, requer afiação frequente e pode colocar sua reputação em risco.