Como escolher a cor de cabelo que combina com você?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 4 min de leitura
É o truque secreto de toda mulher, atualizar o visual; tudo o que você precisa fazer é mudar a cor do cabelo. Mudar a cor do cabelo não é drástico; é simples e pode ser feito facilmente. Uma mudança na cor atualiza instantaneamente um visual, iluminando seu rosto e destacando seus traços. Às vezes, porém, você se pergunta se a cor de cabelo que tanto deseja ficaria bem em você. Se você quiser saber se uma determinada cor de cabelo combina com você, abaixo estão várias maneiras e dicas.
Aprenda sobre a cor do cabelo. Antes de aplicá-lo no cabelo, é melhor aprender mais sobre a cor do cabelo. Você deve saber que a cor do cabelo é, na verdade, dividida em vários níveis de tonalidade diferentes. O tom mais escuro é o preto e recebe o número 1 como código de cor. O mais claro, que é o loiro platinado, é considerado o nível 10. Se você deseja clarear ou escurecer o cabelo permanentemente, sua melhor aposta é ir dois níveis mais claro ou mais escuro. Este é o número máximo que você pode iluminar ou escurecer o cabelo com ótimos resultados. Você também pode optar por ficar no mesmo nível, mantendo a cor do cabelo atual, mas com tons mais ricos.
A cor do cabelo deve se adequar ao seu tom de pele. A cor do cabelo ficará melhor em você se complementar a sua pele perfeitamente. Via de regra, pessoas com pele rosada ficam bem com cabelos claros ou loiros acinzentados, mas ficarão desbotados com tons de morango ou loiro dourado. Aqueles com pele oliva ficam melhor em cores mais escuras e ricas, como castanho-avermelhado escuro e castanho chocolate. Pessoas de pele clara devem evitar as cores de cabelo escuras e ásperas para evitar parecer mais pálidas do que já são. Pessoas de pele clara ficarão lindas com um toque de vermelho vibrante ou cores de cabelo louro-escuro. Geralmente, as pessoas que começaram com cabelos loiros quando crianças ficarão lindas com cabelos loiros quando crescerem.
Se você não quiser se comprometer, tente semipermanente. Se você acha que não será capaz de tirar uma cor de cabelo, mas deseja experimentar mesmo assim, tente usar uma cor de cabelo semipermanente. É um tipo de cor de cabelo que tem amônia, então a cor do cabelo ficará retida por um período, mas é semipermanente, então pode ser facilmente removida em cerca de 12 a 18 banhos. Se você gosta de como as cores iluminam seus recursos, pode optar por usar cores permanentes que durarão mais.
Considere a manutenção de cores. Se você está pintando o cabelo, terá a tarefa de manter a cor. Quando seu cabelo crescer, raízes começarão a aparecer em seu cabelo. Especialmente se você tem cabelo escuro e está ficando loira, pode parecer muito impróprio uma vez que suas raízes comecem a aparecer. Comece com um tom mais moreno, que é mais fácil de manter e não ficará tão ruim quando as raízes surgirem.
Os destaques destacam as texturas. Se você realmente não quer mudar a cor geral do seu cabelo, você pode tentar fazer mechas. Os realces apenas dão textura ao cabelo, fazendo-o parecer mais brilhante e vivo. Os realces dão um impacto extra ao cabelo, especialmente quando bem feitos.
Embora pintar o cabelo sozinho seja divertido, é recomendável que você vá a um salão de beleza para pintar o cabelo, assim você poderá distribuir as cores por igual. Não se esqueça de hidratar o cabelo para que não resseque e lembre-se de que, se não gostar da cor que ficou, você pode pintar de volta à cor original.