Muitos homens acreditam que usar barba os fará parecer mais masculinos e atraentes. Como há uma grande variedade de estilos de barba a serem considerados, é melhor escolher um que realce suas características.
As barbas cheias dão uma aparência rugosa, mas devem ser bem formadas para não parecer indisciplinadas e não devem apresentar manchas esparsas. Outro estilo de barba muito popular é o cavanhaque e o bigode, também chamado de Van Dyke. É uma excelente escolha para homens com bom crescimento de cabelo acima do lábio e no queixo, mas muito fraco nas bochechas para suportar o crescimento de barba cheia. Recomenda-se que você comece com uma barba cheia, depois corte até um cavanhaque oval e bigode. Para cavanhaque e bigode estendidos, deixe que o crescimento continue ao redor da parte inferior do queixo até as orelhas.
Fama de frango frito do Kentucky
Uma variação artística da combinação de cavanhaque e bigode é o balbo, no qual o cavanhaque tem a forma de uma letra "T" invertida. O Coronel Sanders, do Kentucky Fried Chicken, era um fã da faixa de queixo e bigode de barba, mais uma variação do bigode cavanhaque. Apare o cavanhaque em forma de bigode vertical no queixo, estreitando a ponta em uma ponta. A faixa de queixo também pode crescer sozinha, com o lábio superior exposto. Ou o cavanhaque pode crescer sozinho, sem bigode no lábio, com os pelos arredondados na parte inferior do queixo e a largura do cavanhaque combinando com a largura da boca.
A menor variação do estilo de barba do cavanhaque é chamada de patch de alma ou mouche (a palavra francesa para mosca). Esta é uma pequena mancha quadrada de cabelo que cresce imediatamente abaixo do lábio inferior, mas que não se estende até o queixo.
Cortina de queixo
O estilo de cortina de queixo de barba é o estilo preferido por Abraham Lincoln. É um estilo em que o cabelo cresce totalmente ao redor da linha do queixo, mas as bochechas e o lábio superior são mantidos à mostra. Modele esse estilo deixando crescer uma barba cheia e, em seguida, raspe tudo de uma faixa de barba que vai de orelha a orelha.
Existem dois estilos de barbas de carneiro para homens que preferem um estilo antiquado preferido no século XIX. Costeletas de carneiro são obtidas deixando as costeletas crescerem pelo queixo até o canto da boca, onde uma linha vertical define o final das costeletas. Uma variação desse estilo, chamada costeleta de carneiro amigável, utiliza o mesmo padrão de crescimento para o cabelo, com a diferença de que as costeletas se conectam a um bigode, com o centro do queixo afastado de qualquer crescimento de barba.