É de conhecimento comum entre os profissionais de cabelo que o cabelo preto pode ser facilmente tingido com uma tonalidade ou cor mais clara. Mas, uma vez que você já tingiu o cabelo de preto, é difícil simplesmente pintar, principalmente se você quiser uma cor ou sombra mais clara. Se você realmente precisa tingir sobre tinta preta, então há algumas coisas que você precisa fazer para preparar seu cabelo. A aplicação de tintura de cabelo não muda realmente a cor do cabelo, mas acrescenta cor à cor existente.
Depois de aplicar a tinta preta sobre o cabelo, ela simplesmente absorverá todas as outras tinturas aplicadas sobre ele. Isso significa que primeiro você deve remover ou pelo menos reduzir a quantidade de tinta preta no cabelo antes de aplicar outras cores. A tinta preta vai desbotar com o tempo, mas se você estiver com pressa para tingir seu cabelo tingido de preto, você terá que acelerar o processo de desbotamento. Qualquer uma dessas dicas normalmente levaria pelo menos dois dias para ser concluída.
Tinta preta
Lave primeiro a tinta preta. Os decapantes podem conter produtos químicos agressivos que podem prejudicar o seu cabelo. Mas existem vários remédios que você pode aplicar, que envolvem o uso de produtos sem receita. Por exemplo, shampoos anticaspa são conhecidos por acelerar o desbotamento das tinturas de cabelo. Estes geralmente contêm condicionadores e são bastante seguros e suaves para o cabelo. Você pode acelerar o desbotamento da tinta preta lavando, secando e repetindo o processo após algumas horas.
Você também pode usar shampoo clarificador. Qualquer shampoo rotulado como incluindo ácido acético em seus ingredientes serve. Outra alternativa é aplicar um produto de óleo quente. Certifique-se de lavar bem o cabelo após qualquer tratamento com óleo quente. Você notará que seu cabelo ainda pode ser preto, mas não será mais tão brilhante como antes, pois a tinta foi removida. Assim, seu cabelo já pode receber outras tinturas de cor.
Tinta preta original
Dependendo da tinta preta que você usou originalmente, você pode primeiro descolorir o cabelo. Isso só pode ser feito se o corante preto original for de origem vegetal. Como o descolorante afetará tanto a tintura quanto a cor natural do cabelo, isso geralmente resultará em uma cor drasticamente diferente (como laranja ou vermelho, por exemplo). Mas você pode tingir mais facilmente sobre isso. Se sua tinta preta for à base de minerais, no entanto, você deve evitar o branqueamento a todo custo, pois isso só fará seu cabelo queimar e quebrar.
Aplique a nova cor. Depois de remover a maior parte da tinta preta, o próximo passo é pintar novamente o cabelo. Esta pode ser uma etapa complicada, porque mesmo que você já tenha lavado a maior parte da tinta preta, ainda há algum resíduo. Portanto, o truque aqui é aplicar um corante três a quatro tons mais claro do que a cor desejada. Dessa forma, mesmo que ainda haja algum resíduo de tinta preta em seu cabelo, você pode obter uma aproximação da cor desejada.
Lembre-se de que tingir o cabelo preto envolve primeiro a remoção ou redução da quantidade de tinta preta. O resultado intermediário pode nem sempre ser ideal (a menos que você realmente queira um cabelo laranja brilhante), mas é uma etapa necessária.