Algumas mulheres menstruam durante o início da gravidez. Outras mulheres notam durante a gravidez e confundem isso com um ciclo menstrual incomum.
Existem muitos motivos para manchas e sangramento durante a gravidez, alguns graves, outros não. Se você suspeita que está grávida, mas tem sangramento semelhante ao menstrual, entre em contato com o seu médico para descartar uma complicação séria.
- Ciclo menstrual regular. Algumas mulheres apresentam um ciclo menstrual regular, embora estejam grávidas. Isso geralmente ocorre quando uma mulher engravida perto do início de sua próxima menstruação. Isso pode causar muita confusão em relação às datas de vencimento e idades gestacionais, uma vez que as datas de vencimento são geralmente calculadas com base na data da última menstruação.
- Gravidez ectópica. Uma gravidez ectópica é uma condição muito séria e pode causar sangramento semelhante ao fluxo menstrual. Isso ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta em um órgão diferente do útero, geralmente as trompas de falópio. Como não há espaço suficiente para o embrião em crescimento, podem ocorrer danos aos órgãos ou morte. Se você tiver cólicas combinadas com sangramento durante o início da gravidez, é extremamente importante que entre em contato com seu médico.
- Aborto espontâneo. Apenas 25% das gestações nascem com vida. A maioria das gestações termina antes mesmo que a mulher saiba que está grávida. Se, entretanto, você fez um teste de gravidez positivo e começou a ter cólicas e sangramento, você pode estar tendo um aborto espontâneo. Devido ao risco de gravidez ectópica, você deve entrar em contato com o seu médico se achar que está tendo um aborto espontâneo. Se você abortar no primeiro trimestre, há pouco que seu médico possa fazer para impedi-lo.
- Sangramento de implantação. Muitas mulheres apresentam manchas ou um fluxo menstrual leve na época em que normalmente teriam seu período. Ninguém sabe realmente o que causa isso; especialistas acreditam que a mancha é causada pelo óvulo fertilizado que se enterra no revestimento uterino.
- Problemas da placenta. Problemas de placenta, como placenta prévia e descolamento prematuro da placenta, podem ser complicações graves na fase posterior da gravidez. Um sintoma dessas condições é o sangramento semelhante ao menstrual. A placenta prévia ocorre quando a placenta cobre parcial ou totalmente o colo do útero ou o local de onde o bebê precisa sair. O descolamento da placenta ocorre quando a placenta é liberada prematuramente da parede uterina.