Pegar piolhos pode ser irritante e fazer com que seu filho seja o pária do pátio da escola. Essas criaturas parasitas vivem no couro cabeludo humano e prosperam com o sangue que extraem dele. Pode causar coceira e alguma vermelhidão no couro cabeludo. É altamente contagioso, por isso os pais são imediatamente notificados do problema assim que a enfermeira da escola o descobre.
Aqui estão algumas maneiras de prevenir uma infestação de piolhos.
Conheça os sintomas. Se seu filho reclamar de coceira na cabeça ou disser que há uma sensação de cócegas ou algo se movendo em sua cabeça, provavelmente são piolhos. Algumas crianças com pele sensível podem apresentar vermelhidão ou inchaço. Se você tem um pente fino e consegue fazer seu filho ficar quieto por alguns minutos, verifique a cabeça dele. Se você vir pequenas coisas brancas ou amarelas presas ao cabelo ou couro cabeludo, são piolhos.
Use um shampoo medicamentoso formulado para matar os piolhos e seus ovos ou lêndeas. Certifique-se de seguir as instruções do seu médico ou as recomendações do fabricante cuidadosamente.
Use o shampoo novamente após uma semana para matar todos os ovos que possam ter eclodido ou quaisquer outros piolhos que tenham ficado para trás. Não use nenhum produto para piolhos em crianças menores de dois anos de idade, pois a formulação é considerada um inseticida.
Lave todas as toalhas, roupas de cama ou peças de roupa em água quente recentemente usadas pela pessoa com piolhos. Use as configurações de água mais quentes disponíveis. Se as roupas não puderem ser lavadas na máquina, leve-as imediatamente para a lavanderia. Não deixe roupas sujas usadas por uma pessoa infectada com piolhos penduradas no armário após o uso.
Lavar ou lavar a seco todos os brinquedos de pelúcia imediatamente. Se você não puder ter todos os brinquedos lavados a seco, escove-os e coloque-os em um saco plástico. Amarre a ponta para que fique hermético e deixe na bolsa por pelo menos duas semanas.
Certifique-se de que seu filho não compartilhe acessórios de cabelo com outras crianças ou pessoas. Cada pessoa na casa deve ter seu próprio pente e escova. Ensine seu filho a não compartilhar fitas de cabelo, capacetes, chapéus e bonés com outras pessoas. Esta é uma das maneiras mais rápidas de os piolhos passarem de uma pessoa para outra.
Limpe regularmente todos os acessórios de cabelo, como bandanas, presilhas, pente ou escova, cuidadosamente, em água quente e sabão. Mergulhe-o em uma solução de álcool e água, ou água com um pouco do xampu para piolhos. Se você não tem certeza da limpeza, jogue-o fora e substitua-o.
Níveis socioeconômicos
Não tenha vergonha se alguém em sua casa for diagnosticado com piolhos. Não é uma indicação de falta de higiene ou níveis socioeconômicos. Qualquer um pode pegar piolhos, embora sejam mais comuns em crianças e mais frequentemente em meninas do que em meninos. Leve seu filho ao médico para um remédio rápido.