Caspa, ou pitiríase simplex capillitii, é um problema do couro cabeludo em que o couro cabeludo de uma pessoa desprende excessivamente flocos de células mortas da pele. Embora a descamação e a descamação de células mortas da pele do couro cabeludo sejam comuns (os humanos geralmente perdem cerca de 487.000 células / cm2), quem sofre de caspa experimenta uma taxa acelerada de descamação do couro cabeludo (cerca de 800.000 / cm2). Agora, a caspa não é realmente fisicamente prejudicial. Mas quem iria querer seus couro cabeludo descamando e trocando de pele tão violentamente quanto a tempestade de neve do inverno passado? Ter caspa também pode ser um grande problema de moda, pois você acaba evitando usar camisas ou blusas pretas. Pessoas que sofrem de caspa também tendem a evitar que seus rostos (e cabelos) fiquem muito perto dos olhos das outras pessoas, pois isso pode ser objeto de grande ridículo.
A caspa pode ser facilmente tratada com xampus medicamentosos. No entanto, esses shampoos podem ser muito caros, prejudicando sua carteira, ou muito fortes, prejudicando seu couro cabeludo. Por esses motivos, você pode optar por tentar alternativas mais baratas que você pode fazer em casa.
Acredite ou não, Listerine é uma alternativa barata para o tratamento da caspa. Na verdade, foi anunciado na década de 1930 que o Listerine poderia eliminar a caspa por causa de seus ingredientes. Se você gostaria de experimentar, aqui está como você pode tratar seu problema de caspa com Listerine.
Reúna suas coisas. A primeira coisa que você precisa fazer é comprar uma nova garrafa do antigo Listerine. Esta é a solução original de cor amarela e foi anunciada para funcionar eficazmente contra a caspa. Também pegue um atomizador ou um frasco de spray e transfira seu Listerine para este frasco. Por fim, traga seu shampoo e condicionador favoritos.
Verifique se há alguma pele quebrada ou feridas ao longo do couro cabeludo. Listerine é à base de álcool e irá agravar e arder suas feridas abertas. Se seu couro cabeludo estiver ferido, evite tratar a caspa até que sua pele esteja curada.
Tome um banho. Entre no chuveiro e comece a tomar banho como faria normalmente.
Borrife o listerine em seu cabelo. Seja muito liberal ao pulverizar Listerine, certificando-se de que seu couro cabeludo esteja bem coberto pelo enxaguatório bucal. Tenha cuidado para não deixar o Listerine entrar em contato com seus olhos, pois estes podem ficar muito irritados ao entrarem em contato.
Deixe o listerine descansar um pouco. Deixe o Listerine agir por cerca de 15 minutos para permitir que o colutório penetre em seu couro cabeludo. O óleo de eucalipto no enxaguatório bucal mataria o fungo que causa a caspa e, ao mesmo tempo, teria um efeito calmante no couro cabeludo.
Lava o teu cabelo.Incline a cabeça para trás e lave o cabelo com água. Neste ponto, você deve continuar sua rotina normal de banho e lavar o cabelo com seu xampu e condicionador favoritos.
Repita diariamente. Os efeitos do Listerine, embora rápidos, não são instantâneos e podem exigir algumas repetições deste regime.
Experimentando pele escamosa do couro cabeludo
E é simples assim. Se você ainda tiver problemas de caspa persistentes após seguir as etapas anteriores, pode ser possível que precise de um tratamento mais extremo. Consulte o seu médico se ainda tiver pele escamosa no couro cabeludo.