Alopecia, ou queda de cabelo, é algo que afeta 40% da população de meia-idade na Europa. A queda de cabelo ocorre naturalmente em todos, porque as mudanças hormonais que ocorrem com o envelhecimento diminuem o número de folículos capilares saudáveis. No entanto, existem alguns fatores genéticos, hormonais, médicos e de estilo de vida que fazem com que alguns de nós fiquem carecas no início da vida.
Genético. O hormônio masculino andrógeno desempenha um papel importante na perda de cabelo. É mais provável que você comece a perder cabelo por volta dos 20 anos se tiver mais androgênios. Para os homens, a perda de cabelo ocorre em um padrão de ferradura - daí o termo "calvície de padrão masculino". A perda de cabelo ocorre no topo da cabeça, deixando os lados e as costas intocados. Você será capaz de dizer se é candidata à calvície de padrão masculino olhando para seu pai e seus avós e ver se eles apresentam sinais de calvície de padrão masculino. É mais útil olhar para o pai de sua mãe porque o gene para a calvície de padrão masculino vem da mãe.
Hormonal. Algumas alterações hormonais podem causar queda de cabelo, mas apenas temporariamente. Essas alterações hormonais geralmente ocorrem devido à interrupção do uso de pílulas anticoncepcionais, gravidez, parto, início da menopausa, tireoide pouco ativa ou superativa. A queda de cabelo costuma demorar três meses após a mudança hormonal e leva cerca de três meses para o cabelo voltar a crescer. Você pode promover o crescimento do cabelo tomando muitas vitaminas que contêm zinco e ferro. Você também pode usar um pente a laser para um crescimento mais rápido do cabelo.
Médico. Certos medicamentos podem causar queda de cabelo, mas não necessariamente quimioterapia ou radioterapia, que afetam o crescimento do cabelo. Muitos medicamentos destinados a tratar condições comuns como gota ou depressão podem desencadear a queda de cabelo por meio de mecanismos desconhecidos. A boa notícia é que apenas uma pequena margem dos pacientes é afetada, e a queda de cabelo para quando você para de tomar a medicação. Em seguida, você pode estimular o crescimento do cabelo usando vitaminas para o cabelo.
Estilo de vida. Se você usar cabelo comprido em rabo de cavalo apertado, usar rolos de cabelo apertados ou usá-los com trancinhas, puxar o cabelo causará cicatrizes que impedirão o cabelo de crescer novamente. Fazer tratamentos frequentes com óleo quente, lixívia, tintura ou permanentes também pode causar cicatrizes. A escovação excessiva e o penteado excessivo também podem causar queda de cabelo se danificarem os fios do cabelo. Felizmente, existem muitas tecnologias de restauração capilar, como transplante de cabelo e pentes a laser, caso você tenha cicatrizes.
Outro fator do estilo de vida que contribui para a perda de cabelo é a má nutrição. O cabelo é nutrido por nutrientes essenciais do corpo, como proteínas, magnésio, zinco e ferro. Sem esses nutrientes, é impossível ter um cabelo saudável. Distúrbios alimentares, dietas da moda ou comer muitos alimentos processados são alguns dos hábitos de vida que contribuem para a má nutrição. Se você quer uma cabeça de cabelo atraente, certifique-se de comer uma dieta balanceada com muita fibra e vegetais verdes. Você também pode complementar sua dieta com vitaminas para cabelos saudáveis.