Engomar um decalque requer familiaridade com o calor, a pressão e a frequência de aplicação da chapinha no design.
Decalques para passar a ferro são uma ótima maneira de personalizar camisetas e outros produtos à base de tecido. Com um pouco de imaginação e algumas ferramentas, você pode fazer suas próprias roupas personalizadas em casa.
Aqui estão as etapas para fazer um decalque para uso com ferro de passar.
Certifique-se de que o papel não se mova ao passar o ferro sobre ele.
Pratique em uma camisa velha. Engomar um decalque requer familiaridade com o calor, a pressão e a frequência de aplicação da chapinha no design. Muito pouco de cada elemento pode fazer com que você termine com um decalque que se descola imediatamente; muito vai queimar o papel. O truque é saber quando retirar o ferro. Há também a questão dos vincos e do movimento do tecido conforme você passa o ferro pela superfície. Use pequenos designs em tecidos descartáveis para aprimorar sua técnica.
Prepare um design usando um aplicativo de edição de fotos. O desenho deve caber nas dimensões do papel para passar a ferro. Você pode usar a cor que quiser. Deixe que as partes brancas do desenho sejam representadas pela camisa; deixe as partes brancas como partes vazias do design.
Imprima o desenho em um papel para passar a ferro. Insira o papel na bandeja de papel e imprima-o. Use a mais alta qualidade de impressão para obter uma imagem vibrante. Algumas peças para passar a ferro exigem que você imprima o reverso da imagem no papel, portanto, tome cuidado ao manipular a imagem antes de imprimi-la.
Coloque a camisa na tábua de passar. O lado da camisa que você deseja imprimir deve estar no topo do quadro. Não deve haver rugas ou vincos.
Disponha o papel na camisa. Alinhe cuidadosamente a imagem nas laterais da camisa. Certifique-se de que o papel não se mova ao passar o ferro sobre ele. Pode ser necessário prender a camisa na tábua de passar roupa para evitar movimento relativo.
Passe lentamente a chapinha sobre o desenho. Defina a temperatura do ferro para algodão. Passe o ferro várias vezes sobre o desenho. Observe que o ferro está muito quente ou a aplicação é muito lenta quando o papel começa a dourar.
Deixe o papel esfriar antes de removê-lo com cuidado. Pegue qualquer borda e retire o papel lentamente. Quando o decalque parece estar se soltando junto com o papel, tente descascar de outra borda ou reaquecer a área afetada com a chapinha.
Considere um papel para passar a ferro para camisas de cores escuras. Esse tipo de papel possui uma camada branca onde você imprime no desenho. Isso permitirá que a imagem apareça com um fundo escuro, ao contrário da qualidade translúcida dos decalques para camisetas regulares. Você terá que aparar o desenho para que as áreas não utilizadas sejam removidas.
Vire sua camisa do avesso antes de lavar. Isso protegerá o design da ação severa da máquina de lavar e fará com que ele dure mais.
Decalques para passar a ferro têm um problema de desbotamento após várias lavagens. É melhor usá-los para sacolas de lona e outros itens que não são submetidos a lavagens frequentes, para que o design dure mais.